Curso teórico e prático de operador de retroescavadeira é realizado em Morro Redondo

Cinco participantes participaram da iniciativa promovida pelo Senar. (Foto: Diones Forlan/JTR)

De 26 a 30 de junho foi realizado em Morro Redondo, o curso teórico e prático de operador de retroescavadeira, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Pelotas. O curso foi ministrado por Mateus Pinheiro, com carga horária de 40 horas aula e contou com cinco participantes.

Conforme Pinheiro, foram trabalhadas noções de segurança do trabalho, código de trânsito brasileiro, identificação dos componentes da retroescavadeira, sistema de filtragem de ar, de combustível, de lubrificação, refrigeração e elétrico, sistema de direção e sistema hidráulico, operação com o carregador frontal no fechamento de valos, utilização da régua de nível, nivelamento de terrenos, utilização de marcha e rotações, tipos de caçambas, carregamento do solo, transporte de canos de cimento, operação com o carregador traseiro.

O instrutor explicou que na prática foram efetuados serviços em abertura de valos para colocação de canos, abertura de valos para drenagem, escoamento de água e assentamento de canos de cimento para boeiros.

Para os participantes foi muito importante este curso gratuito pois muitos não tem condições financeiras de fazer, além de abrir portas para o mercado de trabalho.

A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) destaca a importância deste curso para promover a comunidade acesso ao conhecimento e qualificação da mão de obra do município. Além disso, agradeceu a oportunidade que o Senar e o Sindicato Rural nos ofereceram. “Eles promoveram a oportunidade de aperfeiçoarem os alunos para que possam trabalhar com este tipo de máquina, ou seja, também oportunizando disputarem no futuro uma oportunidade de emprego”, celebrou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome