Entre os dias 16 a 18 de janeiro, foi realizado o curso de processamento de frutas em Morro Redondo, através de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo e Sindicato Rural de Pelotas. O curso ocorreu no Galpão Cultural do CTG Cancela Grande, e foi ministrado por Márcia de Souza, com a participação de 15 participantes.
Durante o curso foram confeccionados os seguintes produtos: geleia de abacaxi, morango e de morango com pimenta, compotas de pêssego, abacaxi e figo, cristalizados de figo, balas de banana, cricri de laranja.
Conforme Márcia, o objetivo do curso é transmitir conhecimento para funcionar como mais uma fonte de geração de renda. “Trabalhamos também o psicológico com a convivência em grupo melhorando a autoestima e proporcionando uma melhor qualidade de vida”, destacou.
As participantes comentaram que a experiência foi maravilhosa e produtiva, com aprendizados adquiridos através de novas técnicas que aprimoram os conhecimentos que já tinham dos antepassados, e proporcionam amizades e dicas, com trocas de conhecimento. Além disso, destacaram que os cursos são muito bons e que os profissionais do SENAR que são enviados para os cursos são competentes, tirando todas as dúvidas.
“A cada curso disponibilizado pelo Senar e seus parceiros em Morro Redondo, me alegro, pois vejo oportunidades das famílias melhorarem suas rendas, pois os participantes saem satisfeitos e com muito conhecimento adquirido”, relatou a vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB).
Prefeita em exercício Angelica Boettge dos Santos destacou a importância do curso para a comunidade. “Assim começamos o ano em Morro Redondo, com muita produção e aprendizado. Esta é uma das formas que encontramos, através do Sindicato Rural de Pelotas e do Senar, de ajudar os munícipes a aperfeiçoar seus conhecimentos, aumentar a renda familiar e buscar troca de aprendizado entre os alunos, além do importante momento de diálogo, e planejamentos para projetos futuros”, disse. Ambas agradeceram ao CTG Cancela Grande pelo espaço cedido para o curso.