Durante os dias 9 e 13 de outubro foi realizado o curso de Confecção com Lã Crua de Ovelha em Morro Redondo. A ação é fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural de Pelotas e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo de Morro Redondo. A capacitação ocorreu no espaço do Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.
O curso, que foi ministrado pela professora Luciana Viana, teve como o objetivo de aproveitar a matéria -prima excedente na propriedade, agregando mais renda ao artesanato.
Neste segundo curso que é continuidade do primeiro, aprenderam a confecção de peças com a técnica da feltragem (seca e molhada), tecelagem nos teares, grampada entre outras, onde poderam confeccionar boinas, bolsas, almofadas, pantufas, xales, toucas, mantas, além de itens decorativos.
O curso foi desenvolvido de maneira bem variada, de acordo com o interesse de cada aluna, as técnicas são bem diferenciadas. Foram cinco dias de muito aprendizado, com a lã de ovelha que é uma matéria-prima que se tem em abundância em algumas propriedades, e que, em alguns casos, não é aproveitada.
“Estamos cada vez mais apaixonadas pela lã, agradecemos a paciência e dedicação da professora, que é incansável e nos fez ficar mais apaixonadas pela lã e pela infinidade de coisas que ela pode nos proporcionar. Professora Luciana obrigada pelos ensinamentos, Vivian Rickes Rosa (PSDB) por todo apoio e dedicação, agradecida também as colegas queridas pelo carinho que sempre trocamos e a solidariedade em cada gesto”, disse uma das participantes.
“Emocionada e feliz por ver esse grupo de artesãs mobilizadas para construir uma associação ou cooperativa, ver que poderão agregar renda a suas famílias com a matéria prima praticamente de graça (lã de ovelha) dar continuidade nas lindas produções que aprenderam durantes esses dois cursos”, comentou a vereadora Vivian.
Veja mais fotos da atividade