Curso básico de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas é realizado em Morro Redondo

Capacitação teve 15 participantes. (Foto: Divulgação)

Nos dias 5 e 6 de maio, a Câmara de Vereadores de Morro Redondo foi sede para o curso Básico de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas.

A capacitação teve 15 participantes entre eles agentes de saúde, dentista, terapeuta holística, professores e moradores com interesse no tema. Foi realizada através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural de Pelotas e Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, ministrado pelo instrutor engenheiro agrônomo Fábio Miguens, doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No curso, foi abordado o básico para instalação e cultivo de plantas medicinais; o estudo e benefícios de 90 plantas já conhecidas; o uso dos chás e seus princípios ativos; compressas; recomendações para o cultivo orgânico, manejo, colheita, secagem, armazenamento; aula prática de produção de alcoolaturas realizada com plantas colhidas nas casas dos alunos participantes e a proposta de formação de um grupo de trabalho voltado a elaboração de um projeto local para instalação de uma unidade de produção, socialização e educação para o uso racional das plantas medicinais no município.

(Foto: Divulgação)

Para a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) o curso foi uma forma de unir pessoas e instituições com interesse em trabalhar com este tema, tão importante nos dias de hoje.

A vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB) destacou a importância de ver a capacitação ocorrendo em Morro Redondo. “Sabemos da importância dos chás, das ervas, que tiveram presentes nas nossas famílias e, principalmente, que foram usados por nossos avós e pais. Vida longa a esse projeto”, disse.

A secretária de Saúde e Assistência Social Silvia Wahast Islabão ressaltou a participação das ervas medicinais no tratamento e cuidado das pessoas, assim como a importância do programa que está contemplado no Plano de Governo da administração municipal.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome