CFor Patronagem realizado em Morro Redondo

Evento aconteceu no último domingo (8). (Foto: Diones Forlan)

No último domingo (8), o CTG Cancela Grande de Morro Redondo foi a sede do encontro CFor Patronagem, realizado no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e realizado pela 26ª Região Tradicionalista (RT) por intermédio do Departamento de Formação Tradicionalista e Aperfeiçoamento de cursos pelo MTG. Durante o encontro foram abordados aspectos da história do Rio Grande do Sul, origem do gaúcho, história do tradicionalismo organizado, ética no tradicionalismo, responsabilidade fiscais, tributárias e legais das entidades.

Além de representantes de municípios da 26ª Região Tradicionalista (RT) – Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, Pelotas e Turuçu, o evento contou também com a participação de mais de 80 tradicionalistas de várias regiões do estado, dentre os quais estão incluídas: 21ª RT, 6ª RT, 16ª RT, 18ª RT e 1ª RT.

O encontro contou com a participação de Giovana Martins Conceição, Primeira Prenda Adulta do Rio Grande do Sul. A jovem representou o Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande, localizado no bairro Parque São Pedro e a 6ª Região Tradicionalista, que foi uma das palestrantes e abordou um dos temas ligado a Origem do Gaúcho.

Outro palestrante foi o psicólogo, atual vice-presidente da Comissão Gaúcha do Folclore do RS, Marco Aurelio Alves, que focou em alguns marcos sobre as novas possibilidades do CTG, que é para muitos municípios, o maior centro cultural local. Sendo assim, pode-se ampliar sua área de atuação, não restringindo-a apenas a dança tradicionalista ou atividades campeiras. Alves comentou ainda, que os CTGs hoje podem abrigar corais, bandas, grupos teatrais e acolherem atividades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), grupo de idosos e de mães, assim ampliando suas participações nas comunidades. Orientou também aos patrões sobre as mudanças que tiveram no código civil, necessidade de adaptação em alguns estatutos dos municípios, assim como identificação de recursos para financiamento das atividades promovidas nas áreas da cultura, esporte e assistência social.

O vice-presidente abordou ainda questões éticas, pois prevê que os CTGs são centros que devem agregar adolescentes e idosos como prioridades de atenção. Marco deverá voltar a Morro Redondo entre o final de outubro e início de novembro para um curso sobre elaboração de projetos e captação de recursos da lei Paulo Gustavo que está a disposição de todos os municípios, ele trabalha na área de projetos, foi presidente do conselho estadual de cultura e tem formação na área de produção cultural gestão de cidades.

Marcio Adir Soares Correa, Coordenador Regional 26ª RT, comenta da importância deste curso que foi de aproximação do MTG com as regiões e interiorizando os quatro cantos do estado, além de aperfeiçoar os patrões das entidades e de preparar aqueles que porventura pensam em comandar uma entidade, tendo uma noção mínima de estrutura do MTG, das regras, normas, como funciona e também auxiliando em como enviar projetos aos governos municipais, estaduais e federais, visando manterem as entidades de portas abertas. “Esse evento aproxima todas as regiões, proporcionou um belo encontro no Morro Redondo, onde fomos bem recebidos, nossa gratidão a todos e aos nossos palestrantes, que se dedicaram muito para este evento e esclareceram muitas dúvidas para aqueles que almejam cargo de liderança dentro de CTG, agradecemos a parceria do CTG Cancela Grande e a Prefeitura Municipal por viabilizaram a realização deste encontro”, concluiu.

Edo Ropke, patrão do CTG Cancela Grande, agradeceu a oportunidade de receber esta importante formação, também aos integrantes do CTG que trabalharam no suporte ao evento e no almoço realizado no Galpão Cultural.

A vice-prefeita, Angelica Boettge dos Santos (PSDB), falou da satisfação de participar deste evento de capacitação dos patrões e patroas que vieram de vários municípios de diferentes regiões do estado. “Fico feliz de compartilhar a fala do Coordenador da 26ª RT, Marcio, que nos disse que Morro Redondo tem que ser exemplo de apoio a cultura e ao CTG, onde parabenizou a nossa administração junto com o prefeito Rui Brizolara (União Brasil) que fazemos a diferença aqui na região por todo o suporte dado ao longo do ano”, celebrou.

Confira mais registros do evento:

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome