Na noite de sexta-feira (27) no prédio do Restaurante Point foi realizada a cerimônia de posse de membros da primeira diretoria do Rotary Club Morro Redondo (RCMR), com a presença de governadores de vários Distritos do estado.
O novo presidente do RCMR é Altair Faes, que também preside o Hospital Dr. Ernesto Maurício Arndt. Inicialmente, foram repassados os objetivos do Rotary, dentre eles estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando o desenvolvimento do companheirismo como elemento para proporcionar oportunidade de servir.
O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional também são pilares, assim como a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada e a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Em seguida, houve a posse. Além do presidente, a diretoria é composta pela vice-presidente Vivian Rickes Rosa, secretária Pâmela Streck, protocolo Aline Winter, tesoureiro Gusto Vidart e Fundação Rotaria Liane Arndt.
A mesa foi composta pelo decano do Conselho de Governadores do Rotary, Henrique Feijó; o governador 2017/2018, João da Silveira Torres; a governadora 2022/2023 do Distrito 4680, Rosane Maria Bortolini; o presidente do Rotary Club de Morro Redondo, gestão 2022/2023, Altair Faes; a esposa do presidente do RCMR, Niviane Genz; a prefeita em exercício de Morro Redondo, vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), representante do Clube Padrinho, Rotary Club de Pelotas Norte, Sidnei Conrad.
Faes destacou que o evento foi importante para o município, apontando que Rotary Club, se destina a prestação de serviço com os lemas “Dar de si antes de pensar em si” e “Mais se beneficia quem melhor serve”. Ele conta que há 76 anos, a pessoa que criou o Rotary International, Paul Harris, deixou o plano físico. Esse sonho teve início juntamente com mais três amigos, em Chicago, nos Estados Unidos, com o primeiro clube, em 1905.
Agora, a iniciativa une quase 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo ao redor de companheirismo e serviços humanitários, sempre apoiados nos lemas. Na época, o clube foi iniciado com a vontade de ajudar a prefeitura a resolver um problema público, considerando que, muitas vezes, os governos não tem agilidade que a iniciativa privada possui.
Faes frisa que a primeira ação foi realizada no fim do ano passado, com o Brechó Solidário. “Solicitamos que as pessoas doassem roupas que não usavam mais, foi feita as vendas dessas roupas e, com um preço acessível devido à procura, angariado com esses valores quase uma tonelada de alimentos, que foram repassados ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), resultando em 30 cestas básicas que ajudaram famílias bem necessitadas”, disse.
Quanto ao evento, ele agradece a presença da prefeita em exercício, Angelica Boettge dos Santos (PSDB) dos empreendedores locais, dos representantes de indústrias de conservas, de escritórios de advocacia, de produção dos supermercados, dentre outros. “Com esse clube de prestação de serviços, queremos sempre procurar fazer o bem sem ver a quem. Agradeço o apoio da comunidade e dos 22 rotarianos e que certamente muitos virão a se somar futuramente para que possamos realizar muitas atividades e colaborar para o desenvolvimento social”, projetou.
O presidente ainda destacou “o trabalho incansável da companheira Vivian Rickes Rosa e do seu esposo Marciano Heling, as companheiras que prepararam a decoração, a recepção, o atendimento, a disposição dos lugares, enfim, com muita beleza tivemos uma posse do nosso tamanho e merecimento”, concluiu.
A presidente do Rotary Club Pelotas Norte, Andrea Chies, destacou a importância de iniciar o projeto. “Companheiros, uma honra e uma alegria participar deste momento com vocês. Tenho convicção de que o trabalho e a mobilização deste grupo vai fazer diferença positiva na comunidade, e é isto o que realmente importa. Foi dada a largada, agora é pra frente que se anda. Contem conosco”, disse.
Representando os rotarianos de Morro Redondo, Nilda Hirdes destacou o trabalho desenvolvido pelo grupo até o momento. “O empenho dos rotarianos e do seu Sidnei é impressionante, nos mostra a importância do Rotary no município e principalmente da responsabilidade e comprometimento de cada um de nós. Muito obrigada, padrinhos, pela confiança e incentivo. Tenho certeza que vamos nos esforçar muito para não decepcioná-los. Muito obrigada”, afirmou.
Udo Schaun, do Rotary Club de São Lourenço do Sul, desejou vida longa ao Rotary Club de Morro Redondo e destacou que já possui 60 anos, com muito trabalho em prol da cidade.
A prefeita em exercício, vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), parabenizou os rotarianos pela criação do clube no município. ”Já existem muitos voluntariados, mas trabalhando de forma independente. Acredito que com o Rotary será possível ter mais projetos para cuidar da comunidade. Em especial ao Altair, ressalto a persistência pela criação do mesmo, ele que é um sujeito especial e solidário de observar as situações ao redor pelo bem do próximo, que irá somar e muito”, afirmou, colocando o Executivo à disposição da entidade.
As reuniões do Rotary Club de Morro Redondo são sempre as terças-feiras, das 19h às 20h, no Restaurante Point.
Primeira diretoria do Rotary Club de Morro Redondo
Presidente: Altair Faes
Vice-presidente: Vivian Rickes
Secretária: Pamela Streck
Protocolo: Aline Winter
Tesoureiro: Gustavo Vidart
Fundação Rotaria: Liane Arndt
Confira mais fotos do evento