Ato marca abertura da 1ª Semana do Empreendedorismo de Morro Redondo

O evento, com foco na geração de emprego, renda e no desenvolvimento econômico, tem programação até sexta-feira (10). (Foto: Diones Forlan/JTR)

Foi realizada na noite de segunda-feira (7) a abertura da 1ª Semana do Empreendedorismo de Morro Redondo, no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause. O evento, com foco na geração de emprego, renda e no desenvolvimento econômico, tem programação até sexta-feira (10).

A vereadora Leticia Santos (PSDB), autora da proposta, agradeceu a Associação dos Empreendedores de Turismo de Morro Redondo (AETMORE) por ter aceitado fazer a abertura da Semana do Empreendedorismo na data da reunião regular dos associados. Além disso, destacou a importância do evento para o município. “Não temos força pra trazer mais emprego para Morro Redondo, mas podemos cuidar das que estão aqui e despertar para quem queira abrir a sua empresa ou microempresa. Bom ver jovens daqui e de fora investindo na nossa cidade e que estarão durante a semana falando dos seus empreendimentos”, celebrou.

O vereador Thiarles Schneider (PT), representando a mesa diretora da Câmara, disse que o Legislativo é parceiro. “Esta iniciativa da vereadora Letícia foi aprovada por todos. Aponta a importância dela para valorização de todos os empreendedores de diversas áreas e que vem contribuindo para o município”, disse.

A vice-presidente da AETMORE, Raquel Müller, parabenizou a vereadora pela iniciativa e  destacou que quem ganha é a comunidade. “Cada vez mais temos uma cidade mais acolhedora. A caminhada já está trazendo resultados, pois os relatos que ouvimos de quem vem aqui são um estímulo para continuarmos, destaco a felicidade de ver jovens participando desta semana e vendo as possibilidades abertas aqui”.

Representado a Emater Municipal, a médica veterinária Adriane Lobo diz que o turismo tem mudado a imagem do município tanto no meio urbano quanto no rural, levando o desenvolvimento. “Além do lado econômico, cultural, social e ambiental. O turista vem para ver isto, mais do que a beleza que Morro Redondo oferece”, disse.

A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Silvia Augusta Wahast Islabão, representando os demais secretários, disse que em 2013, ao lado de Angelica na Câmara de Vereadores, já debatia na Comissão de Agricultura a pauta do Turismo. Ela se colocou como ser parceira das ações do Roteiro Morro de Amores para dar suporte aos eventos. “Morro Redondo tem como particularidade mulheres à frente dos negócios e também famílias unidas, nos transmitindo amor, o que é enxergado pelos turistas”.

Quem também se manifestou foi o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, Pedro Vieira. Ele destacou que já são 9 anos vivendo uma nova era da economia criativa, que dá oportunidade dos jovens viverem na colônia. “Não vimos como atraso aqui, porque o turismo agrega valor, empreendedorismo e cria algo de forma independente para gerir o seu próprio negócio. São novas possibilidades de viver na cidade”.

O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Pelotas, Tiago Radmann, disse que a entidade trabalha na qualificação profissional e empreendedorismo de 12 municípios, incluindo Morro Redondo. Neste sentido, ele afirmou que a Faculdade de Tecnologia promoverá atividade durante a semana, abordando a utilização de recursos tecnológicos que visem promover os empreendimentos. Segundo Radmann, em visita a vários municípios, Morro Redondo é citada como exemplo e o Roteiro Turístico Morro de Amores como inspiração.

O diretor também destacou a importância dos cursos oferecidos pela instituição como forma de qualificar os profissionais, como de chefe de cozinha, bolos, tortas e salgados, além de hotelaria. “Já estamos em tratativas com o governo do estado e prefeitura para trazer programas para cá”, disse.

Na sequência, foi a vez da vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) parabenizar Leticia pela iniciativa, além dos comércios e dos empreendimentos, que lutam para continuar as atividades. “Está dando certo no município o turismo porque tem vários parceiros e um bom voluntariado que se une. Em reuniões sempre surge a ideia de fazer outro evento para desenvolver cada vez mais o município, com apoio do Executivo e Legislativo. Estamos à frente de vários municípios devido ao forte trabalho de cada empreendedor”, celebrou.

O prefeito Rui Brizolara (União) disse que o município vive outra realidade, com pequenos empreendedores que estão crescendo junto com o turismo, atividade que já promove circulação de dinheiro no município e geração de empregos. “Começamos com seis empreendimentos e já temos mais de 40, esse crescimento se vê com empreendimentos saudáveis e sem prejudicar o meio ambiente”, ressaltou.

Brizolara ainda cita que no futuro existe a possibilidade de mais produtores serem beneficiados com a comercialização de seus produtos nos empreendimentos existentes e nos novos. Além disso, parabenizou Leticia pela iniciativa de promover a semana, “que faz fomentar cada vez mais este setor”.

Também participaram a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Fernanda Blank, vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB) dentre outros.

O evento possui apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE/RS), Sistema Nacional do Emprego (SINE), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A diretora de Artes e Economia Criativa da Secretaria Estadual de Cultura, Ana Fagundes, se colocou à disposição para ir ao município conversar sobre o programa de economia criativa. “Vocês têm uma economia maravilhosa. Desde as agroindústrias até artesanatos, sendo que a base do turismo é a economia criativa pois o turista quer ver o patrimônio imaterial, gastronomia da região, levar o produto gastronômico, artesanato identificado, moda própria como um vetor de desenvolvimento da cidade e região”, disse.

A diretora disse ainda que a Secretaria pode, no futuro, oferecer capacitações para o município. Para isto, buscará recursos federais que visarão realizar estas ações.

Programação

As atividades seguiram nesta terça-feira (7), através do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), com oficina sobre Mercado de Trabalho e oferta de vagas disponíveis. O público-alvo foi estudantes do município.

Na parte da tarde, por intermédio do SINE/FGTAS foram dadas orientações à empresários sobre cadastro de vagas de emprego e emissão da Carteira de Trabalho no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.

Confira a programação para os próximos dias

Quinta-feira (9)

10h – Senac – Mercado de TI (Tecnologia da Informação)
“Profissionais de TI – Onde vivem, de que se alimentam”. Professor Ângelo Luz.
Público-alvo: Estudantes do município.

19h – O Empreendedorismo local
Público-alvo: Empresários da indústria e do comércio, micro empreendedores individuais e comunidade local.
Painel: Mulheres Empreendedoras
Painel Protagonismo: Jovens empreendedores de Morro Redondo
Sebrae: Lançamento da Sala do Empreendedor
Empreendedorismo para começar bem. Palestrante: Rafael Damé.
Local: Centro Cultural de Eventos Valdino Krause

Sexta-feira (10)

Encerramento
20h30 – Encerramento da Semana do Empreendedor com ato de reconhecimento à empresários locais.
Local: Republic 88

Confira fotos do evento

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome