Nesta sexta-feira (21), a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Morro Redondo recebeu a visita do presidente da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto, do coordenador financeiro Douglas Homrich e do coordenador de assistência social, Marcelo da Silva. Eles estiveram reunidos na Câmara de Vereadores com integrantes da diretoria da entidade, prefeito Rui Brizolara, vice-prefeita Angélica dos Santos e os vereadores Letícia Santos, Vivian Rickes e Thiarles Schneider, tratando sobre os próximos passos após a formalização da nova diretoria no município.
Conforme o presidente da federação das Apaes, serão encaminhados nos próximos dias o modelo de estatuto e o modelo de ficha de associado. A Apae se associando com a federação nacional terá a oportunidade de futuramente receber algum recurso ao longo do ano que será disponibilizado conforme o porte (pequeno, médio ou grande). Depois de um ano formalizado, também terá acesso a recursos de emendas parlamentares. A Associação poderá ser caracterizada por três modalidades: de assistência social, saúde ou escola.
Futuramente, estará em estudo um projeto de construção da sede, por intermédio da Lei da Solidariedade, que oportuniza empresas e comércio em geral a destinar 3% do ICMS para o fundo de assistência social. De acordo com Tochetto, o projeto envolverá parte arquitetônica e social, além de uma carta com os possíveis parceiros – pessoa física e jurídica – que irão destinar recursos.
Por fim, o presidente destacou que a APAE necessitará ter um contador e um advogado, citando que a federação dará todo o apoio para orientações e assessoria. O prefeito e a vice reforçaram que reconhecem a importância da Associação e a parceria da federação para os avanços da instituição.