Começa a terceira edição do Doce Natal Colonial em Morro Redondo

Abertura teve a presença de autoridades e da comunidade. (Foto: Romero Fotografia)

A 3ª edição do Doce Natal Colonial de Morro Redondo teve início no domingo (26) com diversas atrações na Praça Doze de Maio. Com abertura oficial da programação temática no município, também foram acesas luzes natalinas em outras partes do município.

A programação tem atividades até o dia 23 de dezembro. No primeiro dia, houve exposição de produtos, vestuário, artesanato, oficinas natalinas com a instrutora Taciane Piecho, e a presença do Papai Noel. Também foi realizado o terceiro Ciclo de Natal, com Passeio Ciclístico Rural que transcorreu entre a Praça Doze de Maio e a comunidade evangélica luterana São João do São Pedro.

Ainda foram ofertados brinquedos infláveis gratuitos para as crianças, mateada com o Papai Noel, Espaço Empreendedor, Criativo e Solidário, com Crochê Solidário do Morro e Artesãs do Morro do Grupo Amor e Lã e apresentação do grupo Juntô Deu Nisso.

O Doce Natal Colonial é realizado através de financiamento do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com patrocínio do Sicredi e Banrisul através do projeto Morro de Amores, possui apoio da Prefeitura Municipal de Morro Redondo e diversos parceiros.

Na abertura oficial, o Padre Quefren Gouveia Nabuco agradeceu a Prefeitura e toda comissão pelo evento. Ele espera que esse Natal seja abençoado para todos com muita paz, saúde e caridade para todos. Ao final, fez uma oração de benção.

O pastor Jorge Signorini disse que foi o dia da abertura foi domingo do Cristo Rei, o último domingo do ano eclesiástico chamado da eternidade. Segundo ele, a maioria dos cristãos avaliam como foi o seu ano e se preparam que o mundo possa melhorar a partir da ação da igreja. “Natal é a festa pra diminuir as diferenças e alegrar as crianças. Desejo que Deus abençoe esta comissão para que tenhamos belos eventos em prol da comunidade e visitantes que tragam esperança”.

Falando em nome da comissão, a vereadora Letícia Santos (PSDB) afirmou que idealizou o evento junto com a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), organizando-o por um ano, mesmo em um momento difícil, com o pai de ambas doente. “A vice-prefeita não deixou de honrar o seu papel tocando todas as ações do Doce Natal, em nome de todos te parabenizo. Em cada não que você leva, tem mais força e um grupo junto contigo pra fazer tudo isto acontecer como nos seis eventos. Que Deus te ilumine muito e que possamos fazer um evento cada vez mais bonito que esta comunidade merece”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo falou da importância de refletir sobre o ano que passou, parabenizando a comissão por realizar o evento e lembrando que inúmeras famílias também dão parcelas de contribuição.

O secretário de Saúde e Assistência Social interino, Claudio Klumb, disse que se no mundo há tantas calamidades, guerras e mais próximo os que sofreram com enchentes, deve ser feito um agradecimento por Morro Redondo por ser abençoado e ter um grupo que faz acontecer este evento. “A Secretaria está sempre a disposição de todos”.

Angelica disse inicialmente que a Praça ainda não está do jeito que a comunidade merece, devido ao excesso de chuvas, o que fez com que os funcionários não conseguissem concluir o serviço, mas convidou a todos a acompanharem a programação que será realizada no local. “Viver em família e com os amigos, é um espaço coletivo, jogo de vôlei, é criança sendo criança, venham aproveitar cada momento que teremos com grandes atrações e com muitas novidades e iluminação.

Ainda lembrou de um momento difícil que teve no ano passado, mas que recebeu apoio da comissão. “Digo pra Letícia e pra comissão que vivemos dias difíceis e um dos que mais pesou foi o dia que teve várias apresentações culturais ano passado e previsão de chuva e nesse dia perdemos o nosso tio. Eu fui pro velório e quem assumiu o evento e os imprevistos foi a comissão. Este é o sinônimo que as coisas dão certo porque o povo se une”, declarou.

Salientou ainda que todos os presentes do Papai Noel já estão comprados graças ao apoio da comunidade de Morro Redondo, independente de ser empresa, micro empresa ou autônomo. “Agradeço a todos da comissão que dão suporte para todos os eventos, aos secretários que são incansáveis e os funcionários que não temos palavras para agradecer pela ajuda, ao prefeito que é também um apoiador do evento com os veículos que se deslocam trazendo funcionários para auxiliar nos dias de atividades. É uma soma de esforços que faz acontecer as coisas”.

Finalizou a fala comemorando o auxílio buscado junto ao governo do Estado de R$20 mil para o Doce Natal, a partir de articulação de Executivo e Câmara de Vereadores e disse que a programação feita com carinho, com muitas atrações para ajudar o próximo.

O prefeito Rui Brizolara (União) agradeceu ao governador Eduardo Leite (PSDB) e salientou que pela primeira vez o Rio Grande do Sul tem um governo que auxilia a cultura. Neste ano o governo abriu edital e o município participou e foi contemplado com R$75 mil, recurso que já entrou na conta da Prefeitura e foi dividido para o Doce Natal, Carnaval e para o Roteiro Turístico Morro de Amores.

“Procuramos sempre distribuir para que as pessoas participem da organização, com certeza quando a população participa e se engaja nos projetos aí as falhas são menores. Aqui na região foram poucos municípios contemplados porque alguns critérios pesam para escolha no programa Avançar do governo do Estado em diferentes áreas como de disponibilizar de transporte para os alunos do estado, Rede Bem Cuidar, Programa Primeira Infância Melhor (PIM) dentre outros que são critérios de enquadramento e que estamos inseridos e que pesou para sermos contemplados”.

O prefeito parabenizou a vice-prefeita por coordenar todo este trabalho com a equipe na organização deste evento. Ao final, deixou uma mensagem para a comunidade. “Que a nossa esperança é que sejamos mais humano, mais fraternos e que possamos perdoar mais o outro e que todos tenham um bom Natal”, concluiu.

Confira a relação dos integrantes da Comissão Organizadora: vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos, Fernanda Ropke, Daiane Leal, Eduarda dos Santos, Eunice Krause, Fernanda Blank, Gustado Vidart, Maico Vega, Letícia dos Santos, Pastor Jorge Signorini, Silvia Klumb, Vivian Rickes Rosa, Quefren Goveia Nabuco, Ana Eliziane Borges de Freitas, Eduarda Mailan, Pedro Vieira, Sabrina Waltzer, Silvia Wahast Islabão, e Thiarles Schneider.

Instituições parceiras:  APAE Morro Redondo, Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim, Rotary Club Morro Redondo, Eunice Decorações, Styllus Som e Luz, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e a Brigada Militar. Demais parceiros: Petro Muller, Oficina Klug, Comercial Heinemann, Calcário Cruzeiro, Daiane Leal Consultora Mary Kay, Ládina Vieira Consultora Mary Kay, Mercado Germany, Tri Massa Doces e Salgados, Mafra Utilidades, Novo Armazém, Posto Charrua, Lojas Frank, CRVA Central 0259, Bergmann Máquinas, Transforme-se Salão de Beleza, Lüdtke Negócios Imobiliários, JK Pousadas, Restaurante Point, Carvão Brutus, Eletrovara, Butow e Silva Advogados Associados e Conservas GB.

Confira as próximas atrações da programação
Sábado (2) 

18h – Caminhada da Luz com percurso do Sítio Renascer dos Sonhos até a Praça Doze de Maio. Inscrições pelo telefone (51) 99486-5353.

Domingo (3)

13h30 – Praça Doze de Maio: apresentações de corais, grupos de canto de instituições sociais e religiosas.

14h – exposições de produtos, vestuário e artesanato.

15h – Papai Noel e suas oficinas natalinas. Também brinquedos infláveis, mateada com Papai Noel, espaço empreendedor, criativo e solidário, crochê solidário e tecelagem.

9 de dezembro

Açoita Cavalo, Papai Noel e suas oficinas natalinas, Tia Ani em Magia do Natal com a Minnie e o Mickey Noel, Coral Infantil, Banda Marcial, chegada do Papai Noel, brinquedos infláveis, mateada com Papai Noel, espaço empreendedor, criativo e solidário, crochê solidário e tecelagem.

15 de dezembro

20h – Noite iluminada com jantar temático com apresentação musical no Waltzer Musik. Local: Avenida Jacarandá, nº 43. Reservas pelo telefone (53) 98126-1817.

17 de dezembro

Praça Doze de Maio

14h – Exposições de produtos, vestuário e artesanato.

14h as 16h – Apresentação Amigos Imaginários, maquiagem artística, show de mágicas, entre outras atividades.

15h – Papai Noel e suas oficinas natalinas.

17h30 – Orquestra Estudantil do Areal.

18h30 – Escola Waltzer Musik.

20h – Jackson Teixeira. Brinquedos infláveis, mateada com Papai Noel, espaço empreendedor, criativo e solidário, crochê solidário, tecelagem e Studio Kuhn.

20 de dezembro

19h30 às 20h – Palestra espírita alusiva ao Natal no Centro Espírita Oasis de Luz na avenida Jacarandá, nº 194 A.

23 de dezembro

Praça Doze de Maio

14h – Exposições de produtos, vestuário e artesanato

16h30 – Escola de Música Rotary Arte e Cultura em Ação de Piratini

17h30 – Presépio Vivo com Os Tordilhos e CTG Cancela Grande),

19h – Natal Iluminado (Carreata das Igrejas),

20h – Sabrina Waltzer e Ganz Genau Banda & Vocal,

20h30 – Chegada do Papai Noel,

21h30 – Leh Moraes, Brinquedos infláveis, mateada com Papai Noel, espaço empreendedor, criativo e solidário, crochê solidário e tecelagem.

Abaixo, galeria de fotos da abertura do evento

Fotos: Romero Fotografia

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome