Na sexta-feira (18), 14 participantes concluíram o curso profissionalizante de Eletricista Predial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause, em Morro Redondo. O curso, oriundo de convênio firmado com a Prefeitura por intermédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), para beneficiários do Auxilio Brasil e do Cadastro Único,
O curso teve duração de 160 horas. A assistente técnica Lisabel Cristina dos Santos, a coordenadora Sheila Ruwer e o professor Vagner de Ávila representaram o SENAI.
O curso envolveu a fase de iniciação, sendo trabalhadas 80 horas/aula teóricas e 80 horas/aula práticas, desde fundamentos de eletricidade, instalações elétricas e manutenção de rede elétrica predial.
Segundo o SENAI, o objetivo principal foi a qualificação profissional na parte elétrica, além de gerar conhecimento para que os alunos estejam aptos para o mercado de trabalho. Os representantes destacaram as diferentes idades participantes, com destaque para 13 homens e uma mulher, e a persistência dos alunos.
A secretária de Saúde e Assistência Social Silvia Wahast Islabão citou que os cursos servirão não somente para capacitar ao mercado de trabalho, mas também é um dos meios que vão de encontro a valorização social.
A coordenadora do CRAS, Silvia Klumb relatou a satisfação em entregar o certificado de conclusão do curso. “Que tenham sucesso nessa nova caminhada, tendo em vista a suma importância na realização desta capacitação junto ao mercado de trabalho”, disse.
A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) apontou que o curso teve o intuito de qualificar profissionais para atuarem dentro do município e região. “Agradeço ao SENAI pela parceria, o CRAS e Secretaria de Saúde e Assistência Social, por intermédio dos funcionários envolvidos nos cursos, para que enfim pudéssemos concluir esses três cursos que foram realizados (eletricista predial, panificação de pães natalinos e informática com aplicativos para escritório)”.
Angélica ainda complementou afirmando que a gestão vai procurar proporcionar a comunidade a disponibilização de mais cursos. “Sempre visando que quem precisar utilize a mão de obra daqui, não precisando buscar de fora”.