Verão no Arroio destaca a tranquilidade da natureza em Morro Redondo

Locais possuem acesso a rios, arroios e cachoeiras, em contato direto com a natureza. (Foto: Divulgação/Morro de Amores)

Embora no verão, muitos aproveitem o tempo livre para dirigirem até as praias da região com a família a fim de desfrutarem dos dias de sol, há sempre aqueles que preferem a boa e velha sombra. Com essa proposta, surge o Verão no Arroio, no interior de Morro Redondo, incentivando o turismo rural e mantendo viva a cultura local.

Atualmente em sua segunda edição, a atração faz parte do roteiro Morro de Amores, e conta com um itinerário repleto de empreendimentos que prometem tirar o fôlego e garantir o descanso que todos merecem em meio a natureza.

O diretor de turismo da Prefeitura, Pedro Vieira, destaca o impacto econômico que a rota garante aos empreendimentos locais e a visibilidade dos pontos turísticos do interior. “Hoje temos 44 empreendimentos, que são ligados ao turismo, ou que tenham produção associada ao turismo e que também se beneficiam com o setor”, conta.

Entre os 44 empreendimentos que compõem a rota do Morro de Amores, a atração do Verão no Arroio busca destacar as iniciativas que incluem a experiência de proximidade com a cachoeira e também proporcionem o clássico banho de arroio.

“É um chamariz muito grande porque tem muitas pessoas que reservam um final de semana, um turismo de escapada, e muita gente procura um lugar mais tranquilo, mais calmo”, explica Vieira, destacando que embora a região seja muito ligada ao mar, a opção do arroio difere na paisagem e contribui com a sensação de descanso. “A gente tem somente o barulho da natureza como som”, destaca.

O turismo rural é algo cada vez mais em alta no RS e o roteiro do Morro de Amores é uma referência na área, agregando valor aos produtos e serviços locais, além de resgatar e promover o patrimônio cultural e natural da comunidade. O roteiro contempla locais para passar um dia tranquilo com ar puro, sombra e água fresca, próximo à natureza.

Locação

Sobre o sucesso da atração, Vieira destaca que a iniciativa se deu pela percepção de que os empreendimentos que oferecem local para banho possuíam uma demanda maior durante o verão. “Durante o ano, o movimento se concentra muito no final de semana, mas, durante o verão, a gente observa uma taxa de locação bem alta durante todos os dias”, revela.

Neste sentido, os empreendedores desenvolveram ações que agregassem valor e repetiram a dose neste ano.“ Eles entendem que isso realmente os diferencia e eles começam a empreender, a usar mais seus rios e arroios como atração”, afirma.

Empreendimentos que não possuem arroios ou cachoeiras, por sua vez, não deixam de ser explorados como destinos turísticos pelo roteiro, uma vez que muitos oferecem hospedagem, café da manhã, café colonial e almoços.

Confira os empreendimentos que integram o Verão no Arroio

– Camping & Pousada Tropeiro Velho
Instagram: instagram.com/cptropeirovelho
Telefone/WhatsApp: (53) 99191-0991

– Pousada da Cachoeira
Instagram: instagram.com/pousadadacachoeira.rs
Telefone/WhatsApp: (53) 98404-2218

– Família Signorini
Instagram: instagram.com/familia__signorini
Telefone/WhatsApp: (53) 98155-9196

– Camping Santa Bernardina
Instagram: instagram.com/camping_santa_bernardina
Telefone/WhatsApp: (53) 99164-8175

– Sítio Renascer dos Sonhos
Instagram: instagram.com/sitiorenascerdossonhos
Telefone/WhatsApp: (53) 98155-0340

– Sítio Amoreza
Instagram: instagram.com/sitioamoreza
Telefone/WhatsApp: (53) 99187-2019

– Sítio Flor & Osória
Instagram: instagram.com/sitiofloreosoria
Telefone/WhatsApp: (53) 99967-3818

– Cabanas Tessman
Instagram: instagram.com/cabanastessmann
Telefone/WhatsApp: (53) 98112-8209

– Pousada Refugio Araça
Instagram: instagram.com/refugioaraca
Telefone/WhatsApp: (53) 99921-9156

– Recanto Negrinho do Pastoreio
Instagram: instagram.com/recantonegrinhodopastoreio
Telefone/WhatsApp: (53) 98428-5047

– Encantos do Sul
Instagram: instagram.com/encantosdosulrs
Telefone/WhatsApp: (53) 99179-4191

– Chalé Morro Redondo
Instagram: instagram.com/chale_morroredondo

3 comentários

    • Olá! Tudo bem? Obrigado pela leitura. Morro Redondo é uma cidade a cerca de 45 km de Pelotas e 292 km de Porto Alegre. Como está na matéria, o Verão no Arroio é uma ação que reúne alguns empreendimentos do roteiro turístico Morro de Amores. Integram o Verão no Arroio empreendimentos que possuem acesso à água, seja cachoeira, rio ou lago. Os valores são cobrados por cada empreendimento. Outras informações podem ser obtidas diretamente com os empreendimentos.

  1. Fiz este roteiro e não consegui ir em todas as atrações. As opções são inúmeras. Cidade com povo acolhedor e de boa estrutura. Parabéns a Morro Redondo-RS.
    Com certeza retornarei com minha família.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome