Ciclo de Caminhada Morro de Amores é lançado em Morro Redondo

O Ciclo teve o objetivo de incentivar todos a caminharem e contemplarem as belezas da área urbana e rural do município. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Foi lançado, na noite desse sábado (17), o Ciclo de Caminhada Morro de Amores idealizado pela professora e empreendedora Lucia Muller, terapeuta holística Suzana Munsberg e a cantora e professora de música Sabrina Waltzer. O evento realizado nas dependências do Espaço Cultural de Arte, Gastronomia e Eventos Waltzer Musik foi a primeira Caminhada realizada à luz que contou com vários participantes.

O Ciclo teve o objetivo de incentivar todos a caminharem e contemplarem as belezas da área urbana e rural, as quais se mesclam de forma tão perfeita, proporcionando reflexão, exercício físico, leveza no coração e na mente, além de percepção sonora.

Ciclo contempla quatro caminhadas

  • Caminhada da Cachoeira: percurso de 18 km no primeiro sábado do mês de abril e agosto, com saída 7h30 do Sobrado das Plantas;
  • Caminhada Cantante: percurso de 6 km no mês de fevereiro e setembro;
  • Caminhada da Luz: percurso de 6 km no mês de junho e dezembro;
  • Caminhada Histórica: percurso de 10 km no primeiro sábado do mês de maio e outubro, com saída às 8h do Sobrado das Plantas.
Ciclo contempla quatro caminhadas por pontos especiais do município. (Foto: Divulgação)

Lucia Muller, professora e empreendedora, falou ao início do evento. “Esse ciclo de caminhada nasceu, pois cada uma já tinha a sua forma de participar desta atividade, pessoas perguntavam onde tu caminha que é seguro, caminha de dia e de noite, ao amanhecer, muitos não entendem que estamos num lugar seguro onde podemos fazer caminhada, a um tempo atrás já havia construído um roteiro de caminhadas, apresentado ao prefeito e não tinha coragem de lançar pois o desafio era grande e num passeio com o Sebrae se encontramos e comentamos sobre isto, cada uma da sua forma, quem sabe juntamos estas caminhadas e há uns três meses que surgiu a criação deste Ciclo, com muitas etapas vencidas para enfim chegar o dia de hoje”, disse.

Ela adianta que a ideia é que a iniciativa seja permanente, podendo ser realizada em outra época, cada caminhada irá acontecer duas vezes ao longo do ano, desde percursos menores até maiores. Lucia irá oferecer a Caminhada Histórica, que sairá do Sobrado das Plantas pelo Rincão da Caneleira, segue pela Gustavo Adolfo, subindo pelo São Pedro, será falada da colonização, chegada da escola, questão religiosa, após retorna de transporte até o local de saída. Outra Caminhada da Cachoeira com saída do Sobrado das Plantas indo pelo São Domingos, Cachoeira, conta-se a história da primeira usina e segue pelo Sitio Sonho Meu, Espaço Ecoar, sai no CETAP e termina na igreja Advento.

Sabrina, cantora e professora de música, citou inicialmente que se encontraram as três em sintonia pelo caminhar e pelo amor à cidade, culminando pela concretização deste ciclo. Conta que a Caminhada Cantante desenvolverá a percepção sonora, as pessoas vão começar a captar, compreender e perceber a paisagem sonora, a saída será da Câmara de Vereadores, antes será falado da parte sonora, onde quando se caminha tem o som dos pássaros, das respirações e dos sorrisos. Vimos tal paisagem que nos vêm em mente às memórias afetivas, que leva a lembrança de tal música, onde um dos participantes começa a cantar e outros podem cantar junto, que dará um sentimento de compartilhamento de caminhada com canções. O trajeto seguirá até as Conservas GB e retornará ao local de saída.

Suzana Munsberg, terapeuta holística, destaca que esse ciclo foi preparado com muito amor por mulheres apaixonadas por esta terra, projeto este voltado para unir as pessoas do município e os turistas. Quem visitar Morro Redondo e se hospedar nas cabanas terá essa experiência da caminhada disponível para viverem estes momentos. “Eu mesma caminho e paro para tirar fotos como jardins, primeira coisa da caminhada serve para exercitar o corpo, trabalham os pilares da saúde, sono, silêncio, meditação, movimento, nutrição, por isso vocês analisem como estão os seus pilares, para o nosso organismo estar em harmonia”.

Munsberg ainda cita que a Caminhada da Luz tem a ideia de aliar o estar em movimento com uso da meditação ativa, no percurso de ida ser um pouco mais silencioso que já será um treinamento para a próxima caminhada que será Cantante em fevereiro onde terá percepção sonora. “Hoje percebemos coisas que só observamos na noite, que levam a lembrança da infância quando ficávamos até altas horas na rua, esta realidade daqui é diferente de grandes centros onde as pessoas quando chegam a noite ficam dentro de casas, aqui é diferente”. Por fim esta caminhada da Luz terá uma preparação com uma breve meditação guiada com os olhos fechados para se sentir presente e depois será feito alongamento do corpo com a fisioterapeuta Marta.

O diretor de turismo da secretaria de desenvolvimento rural e turismo, Pedro Vieira, parabenizou todos os envolvidos e reforçou que é muito interessante a iniciativa do Ciclo de Caminhada uma vez que este deve fazer com que as pessoas conheçam a história do município a partir do patrimônio cultural. “Queremos fazer o nosso turismo ser contado pela nossa história que tem passado, presente e futuro, vamos pegar o que temos, saberes, agregando valor ao Roteiro Turístico Morro de Amores”, pontuou.

Você pode entrar em contato para saber informações sobre o Ciclo de Caminhada através do Facebook e Instagram Ciclo de Caminhada Morro de Amores e para agendamentos e inscrições prévias pelos telefones WhatsApp (51)994865353 para a Caminhada da Luz, (53)999812001 para as Caminhadas da Cachoeira e Histórica, (53) 981261617 para a Caminhada Cantante, com pagamento de taxa antecipada por pix.

Lucia ainda comentou que o ciclo se concretizou graças a um grupo de apoiadores que nos auxiliaram a dar um ponta pé inicial ao projeto para ter continuidade. Cada participante ao comprar a camiseta do ciclo esta exposta os nomes dos parceiros, com isso se tornando um projeto sustentável.

Ciclo Morro de Amores é uma realização de Muller Sabores e Fios, Waltzer Musik e Sagrado Espaço do Ser. Apoiadores: Prefeitura Municipal, Conservas GB, Fisioterapeuta Marta Rodrigues Thiel, Lazuli Água Mineral, Water Cianic, Carvão Tradição, Sobrado das Plantas, Fios de Algodão Aviamentos, Cerealista Bender, Heitor Rodrigues Fonseca Consultoria e Assessoria Esportiva. Agradecem também aos parceiros Gustavo Vidart da Cabana Bella Vista, pastor Jorge Signorini, vereadora Vivian Rickes Rosa e Roteiro Turístico Morro de Amores pelo apoio na divulgação.

Mais fotos do evento

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome