Carnaval de Morro Redondo tem programação até sábado (17)

Programação teve atividades do Bloco Vó Ernestina. (Foto: Diones Forlan/JTR)

O Carnaval em Morro Redondo segue animando as ruas do município. Nesta segunda–feira (12), a partir das 19h, haverá desfile do trio elétrico do Bloco Carnavalesco Vaquinha Tiririca, com show de Sabrina Waltzer, apresentação de Jairo & Márcio e o Bloco Carnavalesco Vó Ernestina. O grupo sairá do Waltzer Musik, com chegada na Praça da Emancipação.

A abertura oficial foi realizada na sexta-feira (9). No mesmo dia, também ocorreu oficina de marchinhas de Carnaval, e ensaio técnico do Bloco Carnavalesco Vaquinha Tiririca com saída a pé do Waltzer Musik até a Praça Doze de Maio que contou com a participação do Bloco Vó Ernestina, Banda União e o Bloco Maria Vai Com as Outras.

A oficina de marchinhas abordou breve apresentação da história, formas, ritmos, temas de marchinhas de carnaval, composição, letra, melodia e harmonia.

A programação continuou no sábado (10) com Baile de Carnaval do Bloco Carnavalesco Vó Ernestina e convidados no salão da Associação Quilombola Vó Ernestina. Também seria realizada palestra sobre Inclusão e Respeito à Diversidade Cultural, de Raça e de Gênero, mas a ação foi transferida em virtude do mau tempo para esta quinta-feira (15), às 19h30, no Waltzer Musik.

O evento é realizado por meio de parceria entre os blocos Vaquinha Tiririca, Bloco Vó Ernestina e Maneirinhos do Rincão, com patrocínio do Pró Cultura – Edital Eventos Culturais Populares, Lei Paulo Gustavo (Edital Municipal), Prefeitura Municipal de Morro Redondo e Conservas GB. O apoio é de Waltzer Musik, Beer Barber Pub e Restaurante Point.

Abertura

Durante a abertura, autoridades discursaram sobre a importância de promover a festa popular no município.

A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) destacou a importância de neste ano poder contar com recursos do governo do Estado, para a festa, que segundo ela resgata a história do município e une vários segmentos culturais.

Integrante da comissão de Carnaval, representante do espaço cultural Waltzer Musik, da Associação de Empreendedores de Turismo de Morro Redondo e do Bloco Vaquinha Tiririca, Sabrina Waltzer relatou que o resgate desta festa começou em 2019 e que o Carnaval é para os moradores de todas as idades que permanecem em Morro Redondo neste período.

“Aqui a vinda da secretária estadual de Cultura mostra que nós estamos no caminho certo e já colhendo frutos. Toda a trajetória não foi fácil como o Plano de Cultura, mobilizar pessoas, o ganho que teve com a Associação Amigos da Cultura e dos Conselhos Municipais de Cultura e Turismo, que respaldaram para termos êxito em participar dos editais e sermos contemplados”, afirmou, desejou que, no futuro, o município tenha um diretor de Cultura.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Fernanda Blank, diz ser uma satisfação fazer mais um Carnaval, agradecendo também a todos que colaboraram para a realização da festa. Lembrou que é um trabalho em conjunto e que não é fácil de organizar. “Juntamente com a Sabrina e Carmen Buttow fizemos o projeto o qual recebeu recurso da Pró Cultura. A Comunidade daqui incentiva e atrai o desenvolvimento tanto da cultura como do turismo”, comemora.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Patricia Hackbart, preferiu lembrar da infância e das memórias que tem do Carnaval de rua realizado no município, que contava com brincadeiras e mascarados.

O presidente da associação quilombola Vó Ernestina agradeceu por ter sido beneficiado com a Lei Paulo Gustavo para o baile de Carnaval e disse que o Bloco está em processo de formação e se aperfeiçoando a cada evento.

Para o vereador Marcio Zanetti (União), a presença da secretária estadual de Cultura na abertura valorizou ainda mais o evento. Além disso, elogiou os envolvidos e disse esperar um crescimento cada vez maior.

A vereadora Letícia Santos (PSDB) agradeceu ao governo do Estado pelos recursos, e parabenizou Sabrina, Fernanda e Carmen pela organização do carnaval. “Muito obrigado, em nome da Câmara, por resgatarem este evento cultural que é marcante na história do nosso município”, disse.

O prefeito Rui Brizolara (União) enalteceu o apoio financeiro do Estado, tanto para o Carnaval, quanto para outros eventos, como o Doce Natal e Festa do Doce Colonial, por meio do Avançar.

Ele recordou que o município já foi contemplado com recursos também da lei Aldir Blanc e da lei Paulo Gustavo. Além disso, parabeniza a equipe, por meio de Sabrina e outros envolvidos, pela organização do evento. “Hoje temos a Vaquinha Tiririca, mas quem sabe ter de novo o Boi Salino, com a região toda das cidades vizinhas, principalmente do interior, vindo para cá”, projeta.

A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) explicou que o Edital Eventos Culturais Populares contempla recursos para cinco dias de evento, distribuídos pelo Doce Colonial de 2023, Carnaval e, em julho, a Festa do Doce Colonial, sempre com contrapartida de recursos da Prefeitura.

Ela ainda aproveitou a ocasião para apresentar os representantes dos projetos aprovados com recursos da Lei Paulo Gustavo, no total de 12, que são os responsáveis por cuidar da cultura do município.

Os projetos foram: “Talentos de Morro Redondo” com Henrique Vaz; CTG Cancela Grande –  resgate dos 50 anos; Saberes Fazeres Rurais com Leticia Magalhães; Já Passou o Coxilha com Sabrina Waltzer; Músicas Infanto Juvenil com Volnei Piske; “Oficina de vídeo criativo” com Lázaro Krolow; “Canto e Coral na Waltzer Musik”, com Sabrina Waltzer; Associação Quilombola Vó Ernestina com o Carnaval do Bloco Vó Ernestina; Fernanda com a contribuição dos imigrantes alemães para o desenvolvimento de Morro Redondo; Associação de Empreendedores de Turismo com “Morro de Amores – Desenvolvendo a cultura e a economia local”;  Almirante Lettnin com o coral de canto da Paróquia Advento. Também foi apresentada a porta-estandarte Dona Maria Delurdes.

A secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, que cumpriu roteiro pelo município, agradeceu a recepção que teve, salientando que pôde ver pessoas que estão investindo no município e fazendo as coisas acontecerem por meio da arte, preservando a cultura e resgatando tradições. “Feliz por proporcionar a todos os municípios do Estado terem acesso ao Pró Cultura. Esse envolvimento de Morro Redondo, dos Conselhos de Cultura e Turismo e, principalmente, da sociedade, é algo muito emocionante para a pasta”.

Ela reforçou que o município está no caminho certo. “Saio daqui feliz, entusiasmada, com a certeza que nós vamos poder fazer muito mais por Morro Redondo. Porque está preparado, investindo e todos acreditam na potência da cultura. Em nome do governador, reafirmo que através do Avançar consegue-se alcançar todas as cidades e que Morro Redondo é um dos poucos que conseguiu êxito em praticamente todas as secretarias”, celebra.

Beatriz disse ter tido vontade de ficar no município e elogiou o trabalho realizado com intercâmbio de culturas. “Com inclusão seja da cultura alemã, da quilombola, dos trabalhadores do setor, empreendedores da cultura e do turismo”.

Confira a sequência da programação:

Segunda–feira (12)

19h – Desfile do trio elétrico do Bloco Carnavalesco Vaquinha Tiririca com show de Sabrina Waltzer, apresentação de Jairo & Márcio e o Bloco Carnavalesco Vó Ernestina. Saída da Waltzer Musik e chegada na Praça da Emancipação.

Quinta-feira (15)

19h30 – Palestra “Inclusão e respeito à diversidade cultural, de raça, de gênero”. Local: Waltzer Musik, na avenida Jacarandá, nº43.

Sábado (17)

18h – Baile Infantil com bloquinho da criançada com o DJ Henrique Vaz

20h – Carnaval do Bloco Carnavalesco Maneirinhos do Rincão com participação da Bateria da Xica da Silva de Pelotas, Banda União de Morro Redondo e blocos locais Vaquinha Tiririca e Vó Ernestina. Local: Beer Barber Pub, na avenida Jacarandá, nº 110.

Confira mais fotos do Carnaval

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome