Secretária Estadual de Cultura visita Morro Redondo e se reúne com representantes da Cultura e do Turismo

Secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, destacou o trabalho realizado no município para a preservação da história e cultura local. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Na tarde de sexta-feira (9) a secretária estadual de Cultura Beatriz Araújo esteve em Morro Redondo, onde participou de reunião no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause com representantes da Cultura e do Turismo.

A vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) disse que a visita da secretária foi um momento histórico. “O objetivo foi mostrar as diferentes culturas de Morro Redondo, além de fazer ela conhecer um pouco da nossa história, que envolve pessoas que tem amor a nossa terra. Também serviu para acompanhar onde estão sendo investindo recursos”, explicou.

Na ocasião, cada um dos presentes pôde falar do objetivo de seu trabalho e apresentar as suas demandas. O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo Pedro Vieira destaca que o setor está diretamente ligado com a cultura. “Um envolvido com outro. O nosso turismo é autêntico e de verdade pois conta a história daqui e não é só festa”, disse.

O titular da pasta, Antônio Martins, disse que a cultura é uma área a qual acredita muito. “É um documento para referência do nosso dia a dia. Orgulho de receber alguém do Estado, o que nos oportuniza mostrar o nosso trabalho”, afirmou.

Representando a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luana Buttow agradeceu a presença de Beatriz e a convidou para voltar mais vezes ao município para conhecer os mais de 40 empreendimentos do Roteiro Turístico Morro de Amores.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura e da Associação Amigos da Cultura, Patrícia Hackbart salientou a importância do Estado apoiar as iniciativas locais. “É relevante para fortalecer o setor cultural, o foco é em muitos aspectos culturais que precisam ser expostos, valorizando os expoentes que fazem a história da nossa cidade”.

Representando a Câmara Municipal de Vereadores, a vereadora Letícia Santos (PSDB) destacou a satisfação com o fato da secretária ter aceitado o convite feito há algum tempo de visitar o município.

Afirmou que a visita é um marco e que os participantes da reunião são os principais envolvidos com a cultura, compostos por um voluntariado de pessoas que faz as coisas acontecerem no município. Disse ainda que há valorização do setor pelo governo do Estado, que oportuniza, por meio de editais, a captação de recursos. “Que leve ao governador um agradecimento pelos recursos e [diga] que mudam a vida de muitos da comunidade. Em 2022, o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Rubinho Oliveira, nos abriu as portas e nos incentivou a batalhar pelas conquistas colhidas hoje”, celebra.

A titular da Cultura estadual disse ser grata pelo convite para ir a Morro Redondo e que ficou impressionada com a forma como o município é retratado por meio das redes sociais. “Quem não é daqui fica com muita vontade de vir conhecer”, revela.

Beatriz disse ainda Comenta ter ido como secretária, mas também como gaúcha pois admira o que é feito na cidade, aproveitando para conhecê-la e ver o trabalho feito pela comunidade. “Aqui o que está se fazendo é preservar a memória. Quando se divulga, se exalta práticas culturais, dos saberes e fazer isso preserva a história. Morro Redondo tem o doce colonial reconhecido, que é extraordinário, perpassa o trabalho da comunidade”, exaltou.

Ela lembrou ainda o compromisso firmado quando assumiu, em 2019, a Cultura no estado, buscando trabalhar a memória e fortalecer os vínculos da SEDAC com as Secretarias municipais, fazendo com que cada município organize melhor o sistema de cultura, que tenham conselho, plano e que contem com apoio do estado, envolvendo vários atores que justificarão terem festas.

Ao final, reforçou que o Estado continuará apoiando este setor e que está no planejamento inclusive a ampliação de financiamentos do Pró-Cultura RS. Também deixou os servidores da Secretaria à disposição para que, caso necessário voltem ao município em alguma ocasião.

O prefeito Rui Brizolara (União) ressaltou a importância de receber uma secretária de Estado no município. Lembrou que a secretária é natural de Pelotas, mas que vem fazendo história no meio cultural. “Reconheço o governo que tem colocado muitos recursos no município, praticamente pegamos todos os recursos possíveis através de programas criados pelo Estado. Fomos contemplados por que fomos competentes para buscar”, pontuou.

Ele ainda lembrou que a Prefeitura apoia todos os eventos, seja do Turismo ou da Cultura, como também a entidade CTG Cancela Grande. Ao final, parabenizou o Estado pelo olhar voltado aos municípios pequenos.

Na ocasião, houve apresentação do Grupo de Dança Germânico da Comunidade São Marcos, a cargo de Simone Ludtke. Também foram declamadas poesias e música pelas Prendas Tituladas do CTG Cancela Grande e apresentados trabalhos das artesãs do projeto Crochê Solidário do Morro e Tecelagem Amore, além de Karol Kuhn, do Studio Kuhn e pastor Jorge Signorini, do Bicentenário da Imigração Alemã.

Também estiveram presentes no encontro, a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Fernanda Blank, o presidente da Associação de Empreendedores de Turismo, Gustado Vidart, a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Silvia Klumb, a representante a patronagem do CTG Cancela Grande, Fernanda Ropke, e os fundadores do Museu Histórico de Morro Redondo, Osmar Franchini e Ervino Buttow.

Visitas

No município, a secretária ainda visitou o Museu Histórico de Morro Redondo, a Pousada da Cachoeira, o Café Recanto Verde, as Cabanas Tessmann e a Associação Quilombola Vó Ernestina.

Confira mais fotos da visita da secretária 

 

1 comentário

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome