Jaguarão: Médica veterinária fala sobre a importância da utilização da ultrassonografia na reprodução bovina

Foto: Divulgação

A utilização rotineira da ultrassonografia é um grande avanço no campo da reprodução animal, desde o desenvolvimento da palpação retal e do uso do radioimunoensaio para detecção de hormônios.

A utilização do ultrassom tem possibilitado um melhor controle do manejo reprodutivo do rebanho através de exames clínicos como diagnóstico precoce e acompanhamento da gestação e sexagem do feto, bem como avaliação do desenvolvimento folicular e corpo lúteo e patologias do trato reprodutivo feminino e masculino, além de ocorrência de gestações múltiplas e outros.

A ultrassonografia pode revelar a estrutura interna dos órgãos reprodutivos e também do concepto, com precisão de mensuração e outras características, além de outros exames.

Segundo a médica veterinária Christina Piúma, que trabalha com inseminação artificial, o diagnóstico de gestação por ultrassonografia é um instrumento muito importante na pecuária, pois através dele pode-se identificar precocemente a prenhez, a partir dos 30 dias de gestação.

Dessa forma, é possível separar os lotes e otimizar o uso das pastagens, apenas com vacas vazias com o intuito da venda, sem correr o risco de vacas prenhes irem parar no frigorífico.

Também, na criação de gado pedigree, é muito importante saber se os terneiros que vão nascer são filhos do touro que foi escolhido na inseminação. Com o diagnóstico precoce, podemos saber o tempo da gestação e assim confirmar se essa é fruto da inseminação artificial.

Ainda, melhora o índice de prenhez, uma vez que pode ser feita uma segunda inseminação ou repasse de touro nas vacas que falharam, além de identificar animais com problemas reprodutivos, podendo assim descartá-los.

Para melhorar a qualidade do trabalho é necessário realizar o diagnóstico de gestação do gado.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome