Jaguarão: Cooperativa de Lã Mauá promove encontro para discutir a ovinocultura

Encontro teve assembleia geral para definir os novos membros dos conselhos administrativos e fiscal. (Foto: Divulgação)

Na noite de 7 de dezembro, a Cooperativa de Lã Mauá realizou uma reunião para discutir o mercado da ovinocultura no município. O encontro, que contou com a participação de criadores e do presidente da Federação de Cooperativas de Lã (Fecolã), Leocadio Bardalho Ledesma, teve como palestras o mercado da carne, confinamento, mercado da Lã e plano Collor.

O presidente da cooperativa local, Edson Iunes Ferreira, um dos palestrantes da noite, mostrou para os participantes um panorama do mercado desde 1914 com o surgimento da lã como produto comercial, até 1944, quando aparecem as primeiras cinco cooperativas no Brasil com o objetivo de agregar valor à lã, atingindo o auge do setor.

Ferreira ainda conta que o período de 1986 a 1990 foi crítico para a economia brasileira, com a inflação, juros altos e sucessivos planos econômicos, o que levou 22 das 25 cooperativas de lãs quebrarem. “Esse cenário de declínio no mercado laneiro trouxe como maior perda a capacidade de agregação de valor e o acesso ao mercado interno, desencadeando um retrocesso no modo de comercialização, modo esse que havia sido a principal causa do sistema cooperativo”.

Além da discussão sobre o tema, a noite também contou com Assembleia Geral para eleição dos conselhos administrativos e fiscal. Os eleitos não foram divulgados.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome