A tradicional feira de ovinos da região acontecerá mais cedo nesse ano, entre os dias 3 e 5 de fevereiro e pretende, mais uma vez, impulsionar a ovinocultura do município, com histórico de premiações por sua qualidade e genética, reconhecida não só em Jaguarão, mas também na região e em todo o estado.
A programação, no Sindicato Rural, já está definida e irá abordar assuntos técnicos relacionados à sanidade e ao mercado de carne ovina e lã. Está mantida a exposição de artesanato, que conta com a presença de artesãos premiados e com reconhecimento pela qualidade do trabalho em lã. Também estarão presentes hortigranjeiros, além de outras inovações.
O Remate do escritório Tarumã acontecerá no dia 5, e terá a participação dos principais criatórios de ovinos do município e da região, com ofertas do que há de melhor em genética, com venda de reprodutores e ventres. A previsão é que sejam ofertados 60 Reprodutores das Raças Corriedale, Ideal, Texel, Romney Marsh, 300 ventres tatuados e selecionados, assim como 500 ovinos de rebanho geral, borregos, ovelhas e cordeiros.
A participação da Emater/RS-Ascar de Jaguarão, parceira de anos na Exposição Meia Lã, inclui oficinas de artesanato em lã, Feira da Agricultura Familiar, 23º Concurso de Borregas da Pecuária Familiar e 2º Encontro do Futuro Ovelheiro, atividade em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural e Cooperativa de Lãs Mauá.
O evento organizado pela Comissão de Ovinos do Sindicato Rural de Jaguarão tem apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, Senar, Emater/RS-Ascar e Sicredi.