Em Jaguarão, EMATER auxilia na irrigação nas propriedades familiares

A frequente falta de chuvas e os períodos por vezes prolongados de estiagem, tem causado transtornos aos agricultores e pecuaristas do município. As principais atividades afetadas com a falta de água são a Bovinocultura de Leite e as lavouras de milho. 

O baixo poder de rebrote das pastagens de verão é o principal problema dos produtores de leite e a falta de água para o desenvolvimento das lavouras de milho principalmente no momento da floração, afeta todos que dependem do grão para alimentação dos animais e comercialização do produto.

Durante vários anos seguidos a Emater de Jaguarão tem atuado para solucionar ou amenizar este problema através de políticas públicas em parceria com a Prefeitura Municipal e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Programas de Irrigação e de Açudagem são algumas ferramentas implementadas, além é claro, das orientações técnicas e visitas nas propriedades levando alternativas eficientes e de baixo custo para os produtores interessados. A irrigação por aspersão é um exemplo de tecnologia muito utilizada nos dias atuais para as lavouras de milho e pastagens de verão.

Nos últimos anos vários produtores em diversas localidades investiram em sistemas simples e alguns mais sofisticados de irrigação em lavouras de milho e pastagens cultivadas. Estima-se que nas lavouras irrigadas a produtividade do milho fique em torno de 180 sacos por hectare, podendo ultrapassar os 200 sacos dependendo da adubação utilizada e da condução da lavoura. Já nas pastagens, o ganho em produtividade está relacionado à velocidade de rebrote das mesmas ocasionada pela irrigação.

O escritório municipal da Emater está auxiliando os produtores interessados em implantar um sistema de irrigação através de visitas, escolha dos equipamentos, orçamentos e projetos de crédito rural com esta finalidade, levando uma alternativa de amenizar e por vezes resolver o problema da estiagem.