Fecomércio-RS realiza Reunião Regional na cidade de Jaguarão

 O evento aconteceu na tarde da última terça-feira (22), no Hotel Sinuelo. (Foto: Liziane Alves)

A cidade de Jaguarão sediou mais uma edição da Reunião Regional, evento realizado pela Fecomércio-RS com o objetivo de discutir pautas de interesse dos líderes sindicais, trocando experiências e buscando o fortalecimento dos sindicatos. O evento, que aconteceu na tarde da última terça-feira (22) no Hotel Sinuelo, foi conduzido pelo presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Jaguarão, Enio Rigatti, do chefe de gabinete Cleber Pulgatti, representando o prefeito municipal, o presidente do Sindilojas Fronteira Sul, Fernando Mendes e sindicatos da região Sul do estado.

Dando início ao encontro, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, deu as boas-vindas aos participantes falando da importância desses momentos, no qual a entidade é escuta ativa da sua base de atuação, entendendo as demandas da região. “Estamos aqui para tratar temas que afligem o setor terciário, atendendo pautas locais e levando questionamentos sobre pauta regionais. Já tivemos resultados significativos com essas reuniões e entendemos que os empresários, por meio das entidades, precisam estar unidos para alcançar objetivos comuns”, enfatiza o presidente.

Para falar sobre o mapa político local, o assessor de Relações Governamentais da Fecomércio-RS, Adriano Beuren, tratou sobre temas aderentes à região, como o mapa político e eleitoral local, o perfil parlamentar, bem como a inclusão de projetos municipais na plataforma Representa +. “Ampliamos a atuação do Representa + para que os sindicatos também possam utilizar da melhor forma a plataforma, cadastrando projetos municipais no ambiente, reforçando a representatividade e o posicionamento político dos sindicatos locais”, destaca.

Na sequência, a assessora do Núcleo Jurídico Trabalhista e Sindical da entidade, Camila Machado, trouxe para debate questões referentes à revisão da Reforma Trabalhista e temas relacionados ao sistema sindical.

Pautas regionais 

O segundo momento da reunião foi dedicado à escuta das demandas dos sindicatos. O presidente do Sindilojas Fronteira Sul, Fernando Mendes, trouxe para debate a necessidade da construção da segunda ponte entre a cidade de Jaguarão e o município de Rio Branco, no Uruguai. Mendes também falou sobre o porto fluvial da cidade, o turismo municipal e a potencialização das ações culturais, com o objetivo de reter mais os turistas na cidade.

Trazendo as suas pautas, o presidente do Sindilojas Rio Grande, Luiz Escobar, falou sobre a necessidade da ligação a seco entre as cidades de São José do Norte e Rio Grande, ação que já foi pauta entregue pela Federação ao ministro dos transportes. Já o presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, questionou sobre orientações políticas da Federação e o fechamento de estabelecimentos comerciais na Zona Sul do estado. E encerrando a pauta, o presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Cogoy, falou sobre a BR 116 e como promover ações para melhorar o movimento comercial em regiões significativas da cidade, ações essas que fortalecerão o desenvolvimento e a renda.

O assessor governamental, Adriano Beuren, enfatizou que as ações referentes às obras e infraestrura são diretamente ligados ao PAC, programa do Governo Federal de aceleração do crescimento, e são temas que estão diariamente na pauta da Fecomércio-RS. Além disso, Beuren também falou sobre a cartilha desenvolvida pela entidade e usada para pautar temas prioritários do setor com o objetivo de serem levados aos prefeitos e demais governantes para estarem dentro de seus programas de governo.

A gerente da Assessoria Econômica da Federação, Patrícia Palermo, abordou questões econômicas relacionadas ao fechamento do comércio local com base nos dados do CAGED. “Dados da região Sul do estado nos mostram que um dos fatores para a perda de postos de trabalho está diretamente ligado ao setor da moda, com aspectos conjunturais e um varejo que vem experimentando uma concorrência que não existia anteriormente”, destaca a economista.

Outros sindicatos também se manifestaram, como o presidente do Sindilojas Canguçu, Augusto Pegoraro, falando sobre produção de tabaco na cidade e a importância do setor para geração de renda, o presidente do Sincopeças-RS, Marco Machado e o presidente do SindiCRD, Irineo Grings. Encerrando o encontro, o presidente da Câmara de Vereadores de Jaguarão, Enio Rigatti, agradeceu a representatividade da Federação e destacou a necessidade desses encontros para o desenvolvimento local.

As Reuniões Regionais têm o objetivo de discutir pautas de interesse dos líderes sindicais, trocando experiências e buscando o fortalecimento dos sindicatos. O próximo encontro está marcado para acontecer no dia 5 de setembro, na cidade de Santiago.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome