
Diversas ações de educação patrimonial estão sendo realizadas em Jaguarão com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso.
Durante os meses de março e abril, a educadora, historiadora e mestra em educação, Suellen Medeiros, realizou atividades com turmas das escolas municipais General Antônio Sampaio, Padre Pagliani e Ceni Soares Dias. Cada instituição de ensino contou com três encontros, entre eles, uma visita guiada à Igreja Imaculada Conceição, onde puderam conhecer mais detalhes da história da capela e de Minervina Correa, sua fundadora.
Neste mês, será a vez dos alunos do IFSul e Unipampa receberem os encontros com a historiadora, nos quais serão realizadas palestras, prática em restauração e rodas de memórias. Além disso, no programa também está prevista a produção de vídeos educativos em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão. Por fim, também serão promovidas visitações abertas ao público, mediadas pela equipe técnica do projeto para que a comunidade veja de perto uma obra de restauração, conhecendo ainda mais detalhes desse patrimônio cultural, sua história e a importância da sua preservação.
“Ao conhecer e valorizar seu patrimônio, a comunidade se conecta com sua história e raízes, fortalecendo o senso de identidade e pertencimento”, explica Luisa Maciel, coordenadora das ações de Educação Patrimonial do Projeto de Restauração da Cobertura da Igreja Imaculada Conceição.
As ações de educação patrimonial integram o Projeto, que está sob a coordenação de Simone Neutzling, arquiteta especialista em restauração de patrimônios e fundadora da Perene Patrimônio Cultural, responsável pelo projeto e execução da obra. A viabilização do projeto se deu via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC-RS), graças ao patrocínio das empresas Supermercados Paraíso, Grupo Quero Quero, Mercado Carlinhos Tradição e Supermercados Povão.
“Na Perene, acreditamos que a preservação do patrimônio vai além da restauração física dos prédios. Por isso, integramos ações de educação patrimonial em todos os nossos projetos.”, comenta Simone.
Referência nacional quando se trata de restauração, a arquiteta conta em seu portfólio com mais de 40 projetos de restauração em prédios representantes do patrimônio cultural, como a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, o Casarão 8 e a Charqueada São João, em Pelotas; a Antiga Sede do Clube Jaguarense e a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em Jaguarão; a Antiga Estação Villa Siqueira e a Antiga Fábrica Rheingantz, ambas em Rio Grande; e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.