Jaguarão: Ações de educação patrimonial envolvem comunidade

Estudantes do município estão recebendo palestras sobre a importância da preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso. (Foto: Divulgação)

Diversas ações de educação pa­trimonial estão sendo realizadas em Jaguarão com o objetivo de sensi­bilizar a comunidade sobre a impor­tância da preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso.

Durante os meses de março e abril, a educadora, historiadora e mestra em educação, Suellen Me­deiros, realizou atividades com tur­mas das escolas municipais General Antônio Sampaio, Padre Pagliani e Ceni Soares Dias. Cada instituição de ensino contou com três encon­tros, entre eles, uma visita guiada à Igreja Imaculada Conceição, onde puderam conhecer mais detalhes da história da capela e de Minervi­na Correa, sua fundadora.

Neste mês, será a vez dos alu­nos do IFSul e Unipampa recebe­rem os encontros com a historiadora, nos quais serão realizadas palestras, prática em restauração e rodas de memórias. Além disso, no programa também está prevista a produção de vídeos educativos em parceria com o Instituto Histórico e Geográ­fico de Jaguarão. Por fim, também serão promovidas visitações abertas ao público, mediadas pela equipe técnica do projeto para que a co­munidade veja de perto uma obra de restauração, conhecendo ainda mais detalhes desse patrimônio cul­tural, sua história e a importância da sua preservação.

“Ao conhecer e valorizar seu pa­trimônio, a comunidade se conecta com sua história e raízes, fortalecen­do o senso de identidade e perten­cimento”, explica Luisa Maciel, co­ordenadora das ações de Educação Patrimonial do Projeto de Restaura­ção da Cobertura da Igreja Imacula­da Conceição.

As ações de educação patrimo­nial integram o Projeto, que está sob a coordenação de Simone Neutzling, arquiteta especialista em restaura­ção de patrimônios e fundadora da Perene Patrimônio Cultural, respon­sável pelo projeto e execução da obra. A viabilização do projeto se deu via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC-RS), graças ao patrocí­nio das empresas Supermercados Paraíso, Grupo Quero Quero, Mer­cado Carlinhos Tradição e Supermer­cados Povão.

“Na Perene, acreditamos que a preservação do patrimônio vai além da restauração física dos prédios. Por isso, integramos ações de educação patrimonial em todos os nossos pro­jetos.”, comenta Simone.

Referência nacional quando se trata de restauração, a arquiteta conta em seu portfólio com mais de 40 projetos de restauração em pré­dios representantes do patrimônio cultural, como a Catedral Metropo­litana de São Francisco de Paula, o Casarão 8 e a Charqueada São João, em Pelotas; a Antiga Sede do Clube Jaguarense e a Igreja Matriz do Di­vino Espírito Santo, em Jaguarão; a Antiga Estação Villa Siqueira e a An­tiga Fábrica Rheingantz, ambas em Rio Grande; e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome