Jaguarão realiza primeira edição da Cruzada Nativista

Evento ocorreu na noite do último sábado (30), no Theatro Esperança (Foto: Fahid Bitar)

O Theatro Esperança de Jaguarão recebeu, na noite do último sábado (30), a 1ª edição da Cruzada Nativista. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reuniu centenas de pessoas e destacou a cultura gaúcha no município.

A abertura ficou por conta da Cia Ayuni, que apresentou a coreografia “Meu Rio Grande Meu Lar”, premiada em 3º lugar na categoria Danças Populares Brasileiras – Conjunto Júnior, no Festival de Joinville (SC). A noite também contou com a participação do grupo folclórico Fronteras del Libertad.

Em seguida, ocorreu o concurso do festival, com a participação de 12 intérpretes que concorreram a R$ 3 mil em premiações. O encerramento teve shows de Lorenzo Juncal e Lisandro Amaral.

Cultura gaúcha foi desatacada durante as apresentações (Foto: Fahid Bitar)

Durante o evento, o vice-prefeito Jonas Barreiros (PP) destacou o compromisso da gestão municipal com o tradicionalismo. “O tradicionalismo é nosso chão, nossa raiz. Temos em Jaguarão dois CTGs fortes e organizados, além de diversos piquetes. Por essas razões, vamos investir pesado. Contem conosco”, disse.

O secretário de Cultura, Ricardo Pereira, afirmou que a Cruzada Nativista deve se consolidar no calendário local. “Jaguarão cultiva as culturas gaúchas e a Secretaria sempre que possível irá apoiar esses eventos”, declarou.

Cia Ayuni apresentou a coreografia “Meu Rio Grande Meu Lar” na abertura do evento (Foto: Juliana Lima)

Confira os vencedores:

  • 1º lugar: Gilmar Chagas (Jaguarão);
  • 2º lugar: Gregory Santos (Arroio Grande);
  • 3º lugar: Marina Vidal (Arroio Grande);
  • Melhor intérprete: Gilmar Chagas;
  • Mais popular: Antônio Piúma;
  • Melhor instrumentista: Vinícius Tissot (Jaguarão)