O primeiro dia de vacinação contra a COVID-19 em Herval foi marcado por muita emoção, principalmente das mamães que acompanhavam os pequenos nesse momento importante. Exatamente um ano após o inicio da campanha de vacinação no Brasil, chegou a oportunidade de atingir as crianças e iniciar a proteção das mesmas contra o coronavírus.
O menino Wesley da Silva, de 11 anos, foi a primeira criança a receber a dose em Herval, momento que foi acompanhado de perto pela sua mãe, o Prefeito em exercício, Celso Silveira, e a Secretária de Saúde, Mariana Araújo, além dos personagens da turminha mais famosa das revistas em quadrinhos: a Mônica e o Cebolinho.
Nesse primeiro dia de campanha infantil, 40 doses estão sendo disponibilizadas para crianças entre 09 e 11 anos que possuam comorbidades e a aplicação está sendo realizada na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde, das 9h às 12h. A vacina que as crianças receberão será a Pfizer pediátrica, a única atualmente autorizada pela Anvisa para esse público. O esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de oito semanas.
Além de Wesley, outras crianças também já receberam a primeira dose, como o Arthur Hoffmann, de 10 anos, e a Marina Cardoso, a Maria Eduarda Xavier e a Melissa Costa, todas de 11 anos. As crianças vacinadas recebem o certificado de coragem, pela determinação enfrentada na hora da aplicação e pela ajuda no combate à pandemia do coronavírus.
Após a aplicação, através de orientação da Secretaria Estadual da Saúde, as crianças devem permanecer na Unidade Básica de Saúde por pelo menos 20 minutos após a aplicação, para que sejam observadas durante esse breve período e, em caso de ser preciso atendimento, a médica pediátrica está disponível.