Herval: Construção de açudes garante assistência a produtores rurais

Açudes são oriundos do Programa de Açudagem. (Foto: Assessoria)

Criar formas de armazenar as águas das chuvas é uma das principais maneiras para mitigar os efeitos da estiagem, que tem se tornado cada vez mais comum no Município e provoca diversos prejuízos. Os açudes são recursos muito utilizados pelas famílias dos agricultores, pois garante água nas propriedades durante esses períodos.Com o objetivo de amenizar a situação, a Prefeitura de Herval concluiu, nesta semana, a construção de 7 açudes na zona rural do Município, oriundos do Programa de Açudagem, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, do Governo do Estado, que irão auxiliar os produtores rurais.

O último açude construído foi na propriedade da agricultora Neusa Freitas, que terá 3.200m³ de água e será utilizado, principalmente, para a implantação de projeto de irrigação para a produção de milho. Os secretários de Agropecuária e Desenvolvimento, Valmir Miliorança, e de Obras, Rodrigo Dutra, estiveram na localidade para realizar a entrega da obra.

Segundo a proprietária, Neusa Freitas, para ela e a família, a construção do açude irá auxiliar muito. “Esse é dos nossos sonhos realizados. No ano passado, perdemos toda a lavoura com a estiagem e, agora, vamos ter alternativas para a plantação”, celebrou a produtora rural.

O trabalho foi realizado com o maquinário do Consórcio Extremo Sul, que foi recuperado pelo Município, através do acordo realizado com os outros municípios pertencentes ao Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura da Zona Sul (CONSEMA/Sul). O acompanhamento da execução das obras foi realizado pela Emater/RS-Ascar, que também trabalhou na elaboração do projeto.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome