
Na tarde de terça-feira (17), a administração municipal recebeu representantes da Associação Estadual de Bombeiros Voluntários no RS (Voluntersul) do município de Tapes, Alessandro Vasques e Marcos Vinicius Ferreira, para tratar da pauta de habilitação do serviço de Bombeiros Voluntários em Herval.
A iniciativa visa formalizar uma Associação de Bombeiros voluntários no município para atender sinistros de incêndio, busca e salvamento, apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em acidentes de trânsito com feridos presos em ferragens, entre outras atividades, tendo em vista a distância geográfica do Corpo de Bombeiros mais próximo, que está sediado em Jaguarão, e os constantes registros de incêndio nos períodos de estiagem.
Os representantes da Voluntersul esclareceram as dúvidas sobre a implantação do serviço. Ficou acordado que município irá propor Projetos de Lei que amparem a atividade no âmbito do município de Herval, bem como será realizada uma mobilização junto ao comércio local e entidades para que cadastrar voluntários para formalizar a Associação.
O prefeito Ildo Sallaberry (Progressistas), os secretários de Obras, Rodrigo Dutra, e de Planejamento, Toninho Veleda, o adjunto da pasta, Dioner Azambuja, a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Mara Carvalho, o advogado Ismael da Conceição, e o voluntário Francis Ávila participaram da reunião.