Prefeitura inicia recuperação de estradas rurais contempladas no Plano de Enfrentamento à Estiagem

Trabalhos visam melhorar o acesso às comunidades do interior. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Herval)

Para melhorar o acesso às comunidades do interior do município e garantir a qualidade da trafegabilidade, a prefeitura, através da Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana e Rural, começou na segunda-feira (12) a recuperação e manutenção de cerca de 48 km de estradas rurais na localidade do Passo do Veado e de seus acessos.

A ação de recuperação é oriunda do Plano de Enfrentamento à Estiagem, em que o município foi contemplado em 2020, com pagamento de horas-máquina para recuperação de estradas. O prefeito, Ildo Sallaberry (PP), vice-prefeito, Celso Silveira (PP), e o secretário de Obras, Rodrigo Caceres Dutra, acompanharam o início dos trabalhos.

Os serviços foram iniciados pela estrada do Passo do Mingote, mas, em breve, outras vias também receberão as melhorias. O projeto, elaborado ainda na gestão anterior, visa o patrolamento, encascalhamento e nivelamento da malha viária da localidade. As ações de recuperação são de extrema importância para a economia local e para a manutenção de serviços básicos necessários para a população, como escoamento da produção primária, transporte escolar, deslocamento de equipes de saúde, entre outras.

O Plano de Enfretamento à Estiagem é uma ação conjunta entre o Governo do Rio Grande do Sul, a bancada federal gaúcha, a Assembleia Legislativa e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional beneficiando 56 cidades que tiveram o decreto de emergência reconhecido pela Defesa Civil em 2020 devido à estiagem.

Cerca de 150 famílias habitantes da localidade serão beneficiadas de forma direta, mas também toda a população rural e outros usuários das estradas vicinais que são utilizadas como acessos à cidade.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome