Os motoristas que trafegam pela ERS-608 enfrentam a situação precária nos 32 quilômetros da rodovia estadual que liga a cidade de Pedras Altas a Pinheiro Machado. O Departamento de Estradas e Rodagem (Daer) é responsável pela obra de pavimentação e manutenção da estrada.
Em setembro do ano passado, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou a retomada da obra no trecho que vai do pórtico da cidade até o local conhecido como Britador. A promessa não se cumpriu e a situação da estrada continua péssima, principalmente, no trecho dos 11 quilômetros que já se encontram com a sub-base – a primeira camada de asfalto. Como não houve o acabamento, o material pétreo aflorou, tornando a estrada intransitável. São centenas de buracos que causam danos aos veículos e trazem riscos aos condutores que fazem esse percurso. Atualmente, um dos anseios da população de Pedras Altas e região é a retomada das obras de pavimentação asfáltica na ERS-608.
No dia 6 de janeiro, um vídeo feito pelo motorista da Secretaria de Saúde de Pedras Altas, Luciano Velleda, viralizou nas redes sociais após ser divulgado pelo Jornal Tradição Regional. O motorista fez um desabafo sobre a dura realidade enfrentada diariamente, transportando pacientes na estrada e pediu providências às autoridades.
“Estamos isolados. Nossa comunidade foi esquecida, é um descaso do poder público com as pessoas. Sou condutor da ambulância, venho trazendo um paciente com dor, o qual passou por cirurgia e a nossa ERS-608 não tem condições de andar, o Daer se esqueceu de nós”, lamentou Velleda no vídeo.
Após a publicação do vídeo, que obteve 70 mil visualizações, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Gilmar Sossella (PDT) tomou conhecimento da atual situação e fez contato com o motorista para buscar alternativas, reivindicando a retomada da obra de pavimentação asfáltica na via.
Juntos tiveram a ideia de buscar a participação da população através de um abaixo-assinado que já está circulando em Pedras Altas, Pinheiro Machado e Herval, de forma física e virtual.
“Já participei de audiência pública a respeito da ERS-608 e realmente não dá pra entender o desperdício de dinheiro público. O Daer deveria ter cuidado, pelo menos, desses 11 quilômetros que colocaram o rachão. Reconheço a necessidade da conclusão dos 35 quilômetros entre Pedras Altas e Pinheiro Machado. Vamos lutar pela retomada da obra com urgência. O vídeo do Luciano mostra o drama das famílias que necessitam de referência em saúde em outras cidades”, afirmou Sossella.
O sargento da Brigada Militar de Pedras Altas, Rogério Vasconcelos, conversou com a reportagem e falou da necessidade de acesso rápido e seguro entre os munícipios. Segundo ele, a demora em realizar o percurso, muitas vezes, acaba prejudicando os trâmites da Brigada Militar (BM) que são realizados na Comarca de Pinheiro Machado.
A vereadora pinheirense Magda Afonso (PDT) também se engajou na causa, solicitando ao Legislativo e Executivo de Pinheiro Machado que enviem ao governador do Estado um pedido de providência, reivindicando ao Daer a conclusão da obra de pavimentação asfáltica na ERS-608 com a maior brevidade possível.
As péssimas condições da estrada dificultam o trabalho e a vida diária das pessoas que dependem do acesso pela ERS-608. O administrador da fonte de Água Mineral Pedras do Sul, Giovani Friedrich, relatou a dificuldade enfrentada para receber insumos e escoar a produção. “Ninguém quer vir a Pedras Altas, nossa capacidade de produção é de 85 mil litros/dia de água mineral natural, mas com a precariedade de nosso acesso, envasamos 20% apenas. Se tivéssemos acesso asfáltico, poderíamos gerar mais empregos e aumentar nossa capacidade de produção e implantar outras linhas de produção”, disse.
De acordo com o prefeito Luiz Alberto Soares Perdomo, o Bebeto (PP), o foco principal são os 11 quilômetros onde já foi feito a terraplanagem e colocação do rachão e, posteriormente, o restante da estrada. A verba no valor de R$ 4 milhões já foi liberada para a recuperação deste trecho.
“Na semana passada participei da reunião em Porto Alegre junto aos diretores do Daer e diretores da empresa Ecopav, que venceu a licitação, a qual já tem o contrato assinado e ordem de serviços. A previsão é que as obras se iniciem ainda no mês de janeiro”, afirmou o chefe do Executivo.
Conforme informações da assessoria de imprensa do Daer, a partir do dia 18 de janeiro a empresa Ecopav estará se instalando em Pedras Altas para dar início às obras.