Herval: Município estuda decretar situação de emergência devido às fortes chuvas

(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Herval)

Os grandes volumes de chuva registrados nos últimos dias no município de Herval foi a pauta da reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil, realizada na quinta-feira (2), para avaliar o quadro geral do município em virtude da ocorrência das fortes chuvas. Entre os dias 26 de abril e 02 de maio, foram registrados cerca de 295mm no território municipal.

O encontro, solicitado pelo Prefeito Ildo Sallaberry (Progressistas), contou com a participação do Vice-Prefeito, Celso Silveira (Progressistas), do Secretário de Agropecuária, Itamar Pereira, da coordenadora da Defesa Civil, Mara Carvalho, e de representantes de Secretarias de Obras, Assistência Social, Agropecuária, Educação, Saúde e Planejamento, do Sindicato Rural e da Emater/RS-Ascar.

Segundo avaliação preliminar realizada pelas áreas, já foram registrados prejuízos nas atividades do meio rural, em lavouras de milho e soja. Além disso, diversas estradas, pontes e pontilhões do interior do município sofreram danos e encontram-se com difícil acesso ou sem acesso à área urbana. Com as chuvas intensas e fortes ventos, também foram registrados destelhamento de casas e galpões, queda de árvores e de linhas de transmissão de energia, deixando muitas localidades sem energia elétrica.

Na zona urbana, vários pontos da rede pluvial também sofreram danos. Com base nos dados apresentados, considerando outros episódios recentes de fortes chuvas que atingiram o município, e levando em consideração as previsões de chuvas intensas para os próximos dias na região, a Administração Municipal estuda decretar Situação de Emergência nos próximos dias.

Como ações imediatas, a Administração Municipal suspendeu as aulas no interior do município também nessa sexta-feira (3), devido à interrupção de diversas pontes e pontilhões, dificultando o acesso do transporte escolar, visando à garantia da segurança dos alunos e professores. Além disso, também já foram entregues lonas para as famílias atingidas com destelhamento.

As equipes da Prefeitura também estão em alerta e mobilizadas para atender possíveis ocorrências na área urbanas e rurais do município. A Administração Municipal solicita que a população evite sair de casa, principalmente no interior do município, e tenha atenção especial às áreas mais vulneráveis, como estradas, pontes e pontilhões.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome