Dia da Mulher é celebrado com grande festa em Herval

Evento foi realizado na sexta-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Herval)

As mulheres hervalenses lotaram a sede da Secretaria de Assistência Social, que estava toda decorada e enfeitada para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A Secretaria promoveu uma grande festa na tarde de sexta-feira (25), com o tema “A multiplicidade de papéis das mulheres contemporâneas”, levando muita informação, através de palestras, e muita alegria com apresentações de dança e shows.

Participaram da abertura do evento, o prefeito Ildo Sallaberry, o vice-prefeito Celso Silveira, a secretária de Assistência Social Daiane Rodrigues, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Bosco Paiva, a coordenadora do CRAS, Angelisa Veleda e a coordenadora da 5ª CRE, Alice Maria Szezepanski.

Durante os discursos de abertura, a Secretária de Assistência Social comemorou o retorno das festividades. “É muito bom, após dois anos, poder receber vocês aqui novamente para comemorar essa data tão importante”, comentou. Silveira ressaltou a importância das mulheres. “O que seriam das famílias sem as mães? E os maridos sem as esposas? Desde que nascemos, viemos de um ventre de uma mulher. Então, parabenizo todas pelo Dia e por suas vidas”, homenageou

O prefeito também parabenizou as mulheres. “Esse dia é muito especial, para celebrar as mulheres. Mulheres que são guerreiras, que são lutadoras e que tem poderes. No nosso governo, posso dizer, que temos grande parte de cargos no alto escalão compostos por mulheres e não por serem apenas mulheres, mas pela competência”, destacou o prefeito.

Foi um dia para celebrar o fato de ser mulher, sim. Mas também para conversar sobre os desafios enfrentados ao longo do tempo, como os muitos papéis que as mulheres exercem em suas rotinas. O tema central foi dividido em diversas pautas, proporcionando um momento de entretenimento e informação às mulheres.

A primeira palestra foi oferecida pela atual coordenadora da 5ª CRE, Alice Maria Szezepanski, que retratou o papel da mulher no combate à violência. Ela, que já sofreu violência, relatou os diversos tipos que afetam as mulheres, dando exemplos práticos de como são praticados no dia a dia e acabam passando despercebidos. A Brigada Militar também esteve presente no evento, apoiando através da “Operação Marias”, fortalecendo as ações de proteção à mulher, orientando e encaminhando mulheres e seus familiares às formas disponíveis de amparo e proteção, em caso de violência doméstica.

Logo após, temas como “O papel da mulher no meio rural”, com Mária Kátia Bubols; “O papel da mulher nos cuidados à saúde”, com Bárbara Velasquez; “o papel da mulher na liderança”, com as assistentes sociais Aline Hackbart e Daiane Barcelos, também foram apresentadas.

A programação seguiu com apresentações dos grupos de Dança Hip Hop, do oficineiro Chris Cardozo, e de Dança Livre, com a oficineira Samara Rodrigues. A tarde também teve show com o “Roberto Carlos e Anitta”, através do teatro apresentado pelas artistas Ivonete Pereira e Zoca Maciel.

Logo após o sorteio de diversos brindes doados pelo comércio local e apoiadores, a tarde seguiu com palestras sobre “O papel da Mulher como mãe: atenção aos sinais”, com Liane Azambuja; “O papel da Mulher como identificação”, com Lathoya Gerbelly; “O papel da Mulher na política”, com a representante feminina na Câmara de Vereadores, vereadora Denise Silveira; e foi finalizada com a palestra sobre ”O papel da Mulher no empreendedorismo”, com a empresária Marta Pereira.

A festa encerrou com um grande show de Ana Teresa e o tradicional coffebreak, com bolo e refrigerante para todas as participantes, que também receberam as camisetas do evento e um brinco como presente pelo dia especial.

O evento, que teve o objetivo de empoderar as mulheres hervalenses, mostrando que elas têm poder e podem exercê-lo como quiserem, foi considerado um sucesso pela administração municipal.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome