Cerrito adota medidas preventivas para combate ao Aedes aegypti

O mosquito da Aedes aegypti. (Imagem: Divulgação)

No final de abril, foi designado um comitê municipal de enfrentamento à dengue. Na ocasião, foram nomeados sete servidores representantes dos setores de meio ambiente, vigilância epidemiológica, limpeza urbana, vigilância sanitária e vigilância ambiental, visando ampliar o enfrentamento à dengue no âmbito municipal.

No contexto estadual, somente neste ano, foram registrados 15 óbitos decorrentes da doença em diversas áreas do estado, onde as ações foram ampliadas em todo Rio Grande do Sul para combater a doença. Em 2022, o estado registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57,9 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram registrados 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado, segundo o painel da Secretaria Estadual de Saúde.

O município de Cerrito segue monitorando e realizando ações práticas e preventivas através das equipes de saúde e reforça os cuidados para combater o mosquito, tais como: eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas; manter caixas d’água tampadas; colocar tela nos ralos de água da chuva; secar pneus e protegê-los da chuva; limpar calhas da residência; escovar os pratos e trocar a água dos animais de estimação (uma vez por semana). O comitê de enfrentamento irá intensificar as ações de prevenções a fim de prevenir a doença no município, resguardando e orientando a população com as medidas cabíveis.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome