Prefeitura promove manutenção de estradas rurais em Cerrito

Ações também foram realizadas no Passo das Pedras. (Foto: Celestino Garcia/JTR)

Em trabalho conjunto das equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), comandada por César Costa, e da Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente (SUTMA), com Osvaldo Ossanes, a recuperação e manutenção das estradas rurais do município tem tido prioridade das equipes que trabalham em diversas localidades

Cerrito é um município agrícola com aproximadamente 1 mil propriedades rurais, sendo que 75% são consideradas pequenas e médias. O município tem uma malha de estradas rurais considerada alta, com aproximadamente 600 km.

A adequada manutenção e conservação das estradas rurais têm por objetivo principal atender a necessidade do produtor rural em escoar sua produção agropecuária e viabilizar o transporte escolar, bem como, a própria locomoção do homem do campo através de ações voltadas para a melhoria da infraestrutura, logística da produção agrícola e ao fomento da agroindústria.

Além de garantir o tráfego normal de veículos, o trabalho evita a erosão do solo, a degradação do meio ambiente, com a utilização de práticas adequadas para uma correta acomodação das águas pluviais. “O trabalho realizado em nossas estradas rurais acontece por meio de um conjunto de boas práticas conservacionistas e da conscientização do homem do campo, considerando sua integração com as áreas agrícolas e colaborando para evitar a degradação do meio ambiente”, explicou Costa.

O prefeito Douglas Silveira (Progressistas) afirmou que os locais são essenciais para o escoamento da produção agrícola. “Estive acompanhando de perto o trabalho, e pude notar o zelo e comprometimento de nossos servidores para a manutenção das estradas rurais”, disse.

Silveira esteve na última semana acompanhando o trabalho de recuperação na localidade do Marmeleiro, onde está sendo realizado patrolamento, colocação de saibro e limpeza de bueiros e desaguadouros.

Alguns trabalhos emergenciais foram realizados em pontos estratégicos para suprir a demanda das estradas principais durante o escoamento de produções agrícolas. Desta forma, a prefeitura realizou um mapeamento completo das estradas rurais que precisavam de serviços de manutenção, alguns trabalhos já foram concluídos e outros estão em andamento.

Somente nesta primeira quinzena do mês de janeiro, já foram realizadas inúmeras revitalizações em diversos trechos importantes que dão acesso a toda a zona rural do município, além de ações no sentido de expansão e melhorias em todas as localidades.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome