Na última terça-feira (26), mesmo com a chuva, um grande público acompanhou a passagem da Maria Fumaça Iluminada em Cerrito e Pedro Osório. A iniciativa integra o Natal nos Trilhos, projeto iniciado em 2018 pela empresa Rumo Logística em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
“É uma ação especial que simboliza o espírito de Natal e o resgate da memória ferroviária”, destaca Renata Ramalho, gerente executiva de Sustentabilidade Socioambiental da Rumo. Única na América do Sul, a Maria Fumaça Mallet 204 foi construída em 1950. Após 40 anos parada, a máquina foi restaurada pela ABPF para ser usada em eventos turísticos especiais.
Com cerca de duas horas de atraso, a máquina chegou primeiro em Pedro Osório e mesmo sob chuva o público foi ao delírio, daqueles que conheciam e relembravam da locomotiva. Crianças e adultos fizeram fila para tirar fotos da máquina e do Papai Noel.
Dali a máquina seguiu para Cerrito, na estação férrea, atualmente Câmara de Vereadores. A estação foi construída em 1884 e recebeu em 1885 a Princesa Isabel e o Conde d’Eu, que estavam indo de Pelotas a Bagé.
Também fazia parte do comboio de vagões da Maria Fumaça um vagão presidencial, construído em 1925 e usado pelo Presidente Getúlio Vargas para fazer campanha eleitoral.
Este foi o primeiro ano em que Cerrito e Pedro Osório foram incluídos no roteiro. Apesar do atraso e da chuva, o público se fez fiel para fotografar a passagem da Maria Fumaça com o apito, o vapor e as luzes. Quem viu ficou com o gostinho de quero mais, mesmo que seja para conhecer as máquinas que fizeram parte da história e da construção das cidades.