Atleta paraolímpico palestra em Cerrito e Pedro Osório e dá exemplo de superação

Diego Lemos, que é deficiente visual desde a infância, relata que encontrou no esporte uma fonte de inspiração e superação para lidar com as adversidades que enfrentou ao longo de sua vida. (Foto: Celestino Garcia/JTR)

A palestra ministrada pelo atleta paralímpico Diego Ferreira Lemos foi uma verdadeira lição de superação. O primeiro evento ocorreu na noite do dia 18 de abril, no Ginásio de Esportes Genes Leão Bento, em Cerrito, e teve como público-alvo alunos do projeto de karatê do município, ministrado pelo professor Alexandre Vieira da Cunha.

Na oportunidade, os alunos puderam vivenciar a experiência e dinâmicas junto dos gestores. Lemos é cego desde a infância e compartilhou com os presentes as dificuldades que precisou superar ao longo da vida, desde o preconceito na escola até o descrédito que enfrentou de algumas pessoas durante o período em que cursou Direito. O encontro foi aberto pelo professor Alexandre e teve a participação do professor Álvaro Lucas, que leciona na rede de ensino em Pedro Osório.

Na última semana, Lemos também participou de palestras em Pedro Osório, oportunizadas pelo professor Alvaro, onde esteve conversando com alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas e do Colégio Estadual Getúlio Vargas na segunda feira (22) e na terça-feira (23). Por fim, nesta sexta-feira (26), ele estará na Escola Municipal General Osório e também no projeto Viva Vida de Futsal.

O atleta relata que encontrou no esporte uma fonte de inspiração e superação para lidar com as adversidades que enfrentou ao longo de sua vida. Ele destaca ainda que formou o primeiro time de futebol para cegos em Pelotas. Além disso, ele é atleta e advogado e pratica atletismo, judô e jiu-jitsu. Durante a palestra, Lemos fez críticas a todas as formas de preconceito, incluindo aqueles relacionados à deficiência, bem como preconceitos baseados em cor, religião e outras formas de intolerância.

As palestras ministradas por Lemos são gratuitas. Ele e sua esposa geram renda por meio da comercialização dos tradicionais doces de Pelotas. A iniciativa demonstra seu compromisso com a conscientização e a promoção da inclusão, bem como sua capacidade de superar obstáculos e inspirar outras pessoas.

À reportagem, ele enfatizou a importância das palestras agradecendo o incentivo do poder público destacando a adesão de ambas cidades, dos professores, diretores e alunos. “O retorno está sendo melhor do que eu imaginava, e o melhor de tudo estou consigo passar uma mensagem a todas as pessoas, isso é o mais importante”, frisou.

O atleta Diego Lemos relata que encontrou no esporte uma fonte de inspiração e superação para lidar com as adversidades que enfrentou ao longo de sua vida. (Foto: Celestino Garcia/JTR0

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome