Tradicional na programação da Semana Farroupilha de Cerrito, a sessão solene do mérito tradicionalista, promovida pela Câmara de Vereadores, ocorreu na última terça-feira (17) no Galpão Crioulo Municipal e marcou a quarta noite de festejos. Na oportunidade, os parlamentares homenagearam dois cidadãos cerritenses que cultivam a cultura do Rio Grande do Sul.
Sugerido pelo vereador Marco Antônio Madruga Guidotti (PSB), o primeiro homenageado foi José Mário de Ávila Centeno. Nascido em 1954, ao longo da sua vida sempre se dedicou habitualmente ao tradicionalismo exercendo a lida no campo. Já participou de diversas campereadas, gineteadas, carreiras e desfiles farroupilhas. Atualmente, mora na Vila Costa, onde desenvolve atividades como pecuarista.
O segundo mérito tradicionalista foi entregue a Getúlio Furtado Teixeira, proposto pelo parlamentar João Nedi Ferreira de Castro (MDB). O homenageado nasceu em 1966 e sempre honrou as tradições, trabalhando no campo no cuidado com o gado, lavoura e plantação de feijão e milho. Em Semanas Farroupilhas e Festas do Colono e Motorista, Getúlio participou de desfilas a cavalo. Sua vestimenta diária é a pilcha, feita por sua esposa Vera Teixeira, talentosa costureira reconhecida pela confecção de peças tradicionalistas.
Além dos nove vereadores, também compôs a mesa da solenidade o prefeito Douglas Silveira (Progressistas), representando o Poder Executivo. Ao utilizar a palavra, cumprimentou a Câmara pela realização da sessão e, ao se referir aos homenageados, agradeceu a contribuição de ambos para o tradicionalismo municipal. “A Semana Farroupilha de Cerrito deve muito a vocês que cultivam os ideais farrapos”, afirmou.
Também estavam presentes os secretários de Gabinete, Francisco Bessa; de Saúde, Hortênsia Oliveira; de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente, Inácio da Rosa e de Educação, Loiva La Rosa, além do diretor de Cultura e Desporto, Marcos Halfen, e do gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Davi Lucas.