A data de 10 de setembro é marcada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) organizam nacionalmente o Setembro Amarelo.
Segundo dados da campanha desde ano, no Brasil, cerca de 12 mil pessoas cometeram suicídio, sendo em torno de um milhão de pessoas no mundo, com ênfase entre jovens. Ainda, 98% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e abuso de substância.
Segundo a diretora de Saúde Mental em Capão do Leão, Richele Matheus, todos os trabalhos e projetos desenvolvidos em grupos tiveram que ser cancelados por causa da pandemia de Covid-19. Os cerca de 110 atendimentos mensais pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Casa Vida estão sendo realizados de forma individual, obedecendo ao protocolo da Vigilância em Saúde.
“Estamos atentos porque, justamente, por o suicídio ser o resultado do agravamento de doenças relacionadas à saúde mental, todas as limitações impostas pelas medidas de segurança adotadas por conta do coronavírus e do isolamento social podem acabar agravando ou gerando quadros de ansiedade ou depressão que merecem toda atenção de nossos profissionais da saúde”, disse.
O Caps Casa Vida está localizada na avenida Narciso Silva, 1135, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Os telefones são: (53) 3275-1259 e 3275-1742.