Secretaria de Saúde de Capão do Leão retoma o Atendimento Multidisciplinar para crianças especiais

Secretário Wolke Rodrigues, numa das salas de atendimento às crianças especiais (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

A Secretaria de Saúde (SMS) de Capão do Leão iniciou, nesta semana, o Atendimento Multidisciplinar com pediatria, fonoaudióloga, psicologia e terapia ocupacional para crianças especiais e suas mães que precisarem de atendimento.

Parte deste serviço havia sido suspensa por falta de recursos, mas devido ao empenho dos gestores públicos municipais com a contenção de despensas públicas, o serviço pôde ser reiniciado com melhorias para o atendimento aos pacientes especiais. Desta vez, o atendimento ocorrerá nas dependências do Pronto Atendimento Municipal (PAM). Duas salas foram adaptadas para esse tipo de atendimento.

Além das reformas, as salas foram munidas de brinquedos e equipamentos de trabalho para o atendimento. Segundo o diretor de Saúde, Renato Póvoa, a ideia futura está caracterizada dentro do projeto de gestão pública municipal, que é de construir um Centro de Atendimento para Crianças Especiais, onde elas tenham um segmento no seu tratamento, a exemplo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa Vida, que possui diariamente oficinas, aulas de música, entre outras atividades.

Para o secretário de Saúde, Wolke Aliandro Rodrigues, a atenção básica a saúde da criança, do idoso e da mulher, vem sendo implantado aos poucos no município e com melhorias. “Todas as consultas básicas foram aumentadas em mais de 90%. Tínhamos cerca de 20 consultas por semana e hoje são aproximadamente 40”, disse, prosseguindo: “esse atendimento ao grupo especial será agendado pela SMS de segunda-feira a sábado, dentro de cada especialidade. Também estamos tentando uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para que tenhamos mais profissionais disponíveis nesta área.

Se tudo correr conforme planejamos, dentro de alguns dias, poderemos ampliar esse atendimento às nossas crianças especiais e também para o público em geral. O local não é de um Centro, mas podemos afirmar que é um Minicentro de Atenção Especializada às Pessoas Especiais”, finalizou o secretário.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome