Secretaria de Saúde de Capão do Leão disponibiliza vacina contra a gripe à população

Coordenador da Vigilância em Saúde, Márcio Souza Soares (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância em Saúde, está ofertando à população cerca de duas mil vacinas contra Influenza (H1N1). A medida só foi possível porque 95% de vacinação dos grupos de risco já receberam a dose. Geralmente essa abertura se dá na segunda quinzena de julho, mas como sobraram vacinas, foram disponibilizadas para a comunidade.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Márcio Souza Soares, a procura tem sido bastante satisfatória, com cerca de 120 pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários sendo vacinadas diariamente. Dados da SMS apontam que até o dia 25 de junho, a Vigilância em Saúde realizou 10.107 vacinas, dessas 9.160 mil foram realizadas em casa. Ainda, 6.107 pertencem ao grupo de risco, atingindo 96% de pessoas.

“Essa antecipação só foi possível porque a Vigilância em Saúde decidiu, no início da campanha, vacinar o grupo de risco em casa com duplo objetivo: de não morrer ninguém desse grupo em 2020 e também para diminuir o número de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por causa da Covid-19”, explicou Soares.

A tendência é de que em 15 dias se esgotem as vacinas, atingindo público de 12.000 pessoas vacinadas. O coordenador também disse que das 10.107 vacinas, 2.500 foram para doentes crônicos, 3.500 para idosos e 1.500 para crianças. A área rural do município também foi contemplada, com 460 pessoas vacinadas.

As pessoas podem procurar qualquer UBS, em horário de expediente para se vacinarem, sendo que a UBS do bairro Jardim América está aberta, diariamente, até as 22h.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome