Prefeitura de Capão do Leão realiza mais de 700 testes para Covid-19

Teste rápido realizado em Capão do Leão (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Capão do Leão realizou mais de 700 testes rápidos de detecção do Covid-19. Com os resultados, é possível definir as ações restritivas para conter a disseminação da doença.

“Os testes rápidos têm sido um importante equipamento para auxiliar na avaliação da circulação do vírus. Com os exames e, as medidas acertadas que tomamos, conseguimos identificar e encaminhar de imediato ao isolamento as pessoas infectadas, minimizando a disseminação e salvando vidas”, comentou o prefeito Mauro Nolasco (PT).

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Marcio Soares, os testes realizados são de dois tipos: RT-pcr, com realização de coleta de material, que é encaminhada ao laboratório; e teste rápido (sorologia), no qual o exame é feito com uma amostra sanguínea instantânea e o resultado sai em 15 minutos.

De acordo com o secretário de Saúde, Wolke Rodriges, “como não há recursos para fazer testes em massa, a Secretaria de Saúde está otimizando as investigações. A cada 37 habitantes, um é testado, desta forma trabalhamos com mais segurança”.

Na primeira etapa, foram priorizados locais onde residem muitas pessoas dos grupos de risco e instituições, tais como casas geriátricas, Casa do Carinho, e comunidades terapêuticas. Além destes, também foram atendidos os trabalhadores da saúde e profissionais que atendem diretamente ao público.

A partir da próxima semana serão testadas – no transporte público – pessoas com sintomas para Covid-19 que forem identificados pelos agentes de saúde.
Desde março, já foram observadas e registradas na Secretaria de Saúde 647 pessoas com algum sintoma relacionado ao vírus.

No município, os usuários que chegam até as UBSs e apresentam sintomas são testados com a amostra encaminhada para o laboratório.

Atualmente, a Secretaria de Saúde aguarda nova remessa para aplicar em trabalhadores da rede privada de saúde e do comércio local.

Boletim
Até o momento, quatro pessoas testaram positivo. Os casos confirmados são de uma mulher, de 66 anos, residente na zona rural, recuperada e outra, de 67 anos, moradora do Jardim América, hospitalizada, em estado estável. Também foram infectados um homem, de 38 anos, morador do Cerro do Estado, e outro de 52 anos, morador do Jardim América, ambos diagnosticados em Pelotas e estão em isolamento domiciliar.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome