Em reportagem publicada na Folha de São Paulo na sexta-feira (2), foram apresentados dados sobre a aplicação de, pelo menos, 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca em 1.532 municípios brasileiros, até o dia 19 de junho.
Conforme publicado, todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação.
Na Região Sul do estado, uma pessoa foi imunizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de Capão do Leão, e outra na UBS Darcy Amaury Ribeiro, em Jaguarão, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Jaguarão divulgou nas redes sociais uma nota de esclarecimento, confirmando que o município recebeu um dos lotes com vencimento em 14 de abril de 2021. “No exame dos relatório, ficou constatado que o referido lote chegou em Jaguarão no dia 25 de janeiro de 2021, sendo lançado no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) no dia 5 de fevereiro de 2021 e todas as doses desse lote foram aplicadas até o dia 3 de março de 2021, ou seja, as vacinas foram utilizadas bem antes de esgotar o seu prazo de validade, não apresentando nenhum tipo de risco à população”, alegou.
“Acreditamos que possa ter havido algum erro no sistema do Ministério da Saúde, ou até se tratar de um caso de fake news”, disse o vice-prefeito e coordenador da vacinação contra a Covid-19, Rogério Cruz. “A população pode ficar tranquila que toda a vacina usada no município possui autorização da Anvisa e nossa equipe trabalha com segurança e seriedade no cuidado com as pessoas”, encerrou.
Ainda, em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Capão do Leão, foi afirmado que o município também recebeu um dos lotes, porém foi aplicado antes do vencimento.