Capão do Leão foi sede do evento Reunião de Campo: “Manejo de Bovinos de Campo”, realizado na propriedade de Pedro Luiz Andretti de Britto, na localidade de Passo das Pedras de Baixo, na última quinta-feira (25). O evento, que contou com a participação de mais de 60 pessoas, incluindo a turma da 5ª Edição do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, teve como foco o Manejo de Bovinos de Corte, abordando temas como Integração Lavoura e Pecuária e Controle do Carrapato.
A iniciativa contou com a organização conjunta da Emater/RS-Ascar, Prefeitura do Capão do Leão, Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) e Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF).
O evento teve início com uma palestra conduzida pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Hector Diaz e Marcelo Cunha Monteiro, abordando os manejos relacionados ao gado de corte e à lavoura. Em seguida, houve a apresentação do aplicativo BovCria, realizada pelo supervisor da Emater/RS-Ascar, Luiz Ignácio Jacques. Para complementar, os participantes foram conduzidos à área externa da propriedade, onde puderam observar os resultados dos manejos aplicados nos rebanhos e no campo, por meio de uma prática de mangueira.
O aplicativo BovCria, desenvolvido para dispositivos móveis, tem como objetivo auxiliar os produtores na avaliação dos resultados de seus rebanhos de cria e na tomada de decisões diante dos desafios enfrentados nos sistemas produtivos de bovinos de corte. Criado pelas pesquisadoras Adriana Kroef Tarouco e Lissandra Souto Cavalli, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com o apoio da Fapergs. O APP é gratuito e está disponível na Play Store para download.
Segundo Diaz, o evento teve como objetivo principal evidenciar os benefícios da integração entre as atividades de lavoura e pecuária. Essa abordagem propicia um melhor desempenho no ganho de peso dos animais, uma maior taxa de prenhez e também contribui para o controle efetivo do carrapato, um desafio constante nesta atividade.