Nesta terça-feira (20), foi realizado o 3º Seminário de Irrigação de Capã do Leão. O evento foi realizado no CTG Tropeiros do Sul de Capão do Leão, pela Secretaria da Agricultura e Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), para apresentar o programa de incentivo financeiro direto ao produtor rural. O evento contou com mais de 150 participantes de 19 municípios da região de Pelotas.
O chefe da Divisão Agropecuária da Seapi, Paulo Lipp, ressaltou que diante das sucessivas estiagens dos últimos anos, é fundamental o Governo continuar investindo em incentivo para a irrigação no Estado. “Por isso, em fevereiro lançamos a segunda fase do programa de irrigação, para garantir a proteção dos agricultores da seca e o aumento da produtividade rural”.
A programação começou pela manhã com palestras de representantes dos bancos Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil, que discutiram as linhas de crédito disponíveis para irrigação. Empresas especializadas também participaram, como Diarroz Comercial Agrícola, InfoSafras, PivotAgro, Bergmann Máquinas e pipeBR, que apresentaram soluções tecnológicas para o setor.
No período da tarde, a abertura oficial do seminário foi marcada pela apresentação do Programa de Irrigação e Reservação de Água (Supera Estiagem), com um foco na elaboração de projetos e nos resultados da primeira fase. Flavio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) e meteorologista da Seapi, apresentou o prognóstico climático e destacou a importância da reservação de água. “O Rio Grande do Sul passou por estiagens ao longo dos últimos anos e desde a primavera passada, verão e agora no outono passou por chuvas mais intensas e essa calamidade climática de maio. Nós mostramos como o La Niña, que vai começar agora na primavera, se comportará e qual vai ser a condição de disponibilidade de água nos próximos meses e sua influência nas safras, tanto de inverno, que está terminando, quanto no preparo da safra de verão”. Varone também apresentou o Simagro, apresentou os índices que são calculados e disponibilizados no sistema e como funciona esta ferramenta de suporte para os produtores gaúchos disponibilizada pela Seapi.
Seguindo a programação, produtores locais compartilharam cases de sucesso em diferentes métodos de irrigação. Foram apresentados exemplos de irrigação por pivô, aspersão, gotejamento e superfície, cada um demonstrando as vantagens e desafios de suas práticas.
Estiveram presentes ainda o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Ronaldo Maciel, o supervisor regional, Edgar Martin Noremberg, e o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Agropecuário, Carlos Gabriel dos Santos.
O seminário foi encerrado com um espaço para perguntas e debates, no qual os participantes puderam discutir os temas abordados ao longo do dia. O evento contou com o apoio da prefeitura de Capão do Leão, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Econômico e Emater/RS-Ascar, além de instituições financeiras e empresas do setor agrícola.