Dois vereadores de Capão do Leão mudam de partido

Vereador David Martins e Francisco da Silveira (Fotos: Gerson Baldassari/JTR)

De 5 de março a 3 de abril foi o prazo para os candidatos a vereadores mudarem de partido. O período, conhecido como Janela Partidária, permite aos parlamentares trocarem de siglas sem que ocorra o risco de perca de mandato. A data foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fazendo parte do calendário eleitoral que regulamenta datas e regras sobre as eleições deste ano, que está sob análise do TSE das condições para a realização das eleições municipais em outubro, diante da pandemia do novo coronavírus.

Em Capão do Leão, os dois vereadores eleitos pela Rede, Francisco da Silveira, o Chiquinho, e David Martins, mudaram de partido. Silveira migrou para o Partido Social Democrático (PSD), que vem coligado na chapa majoritária com o Progressistas (PP), e David Martins, atual presidente do Legislativo, foi para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

O vereador Jonsélio Martinez, o Duca (MDB), decidiu permanecer no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Quem são os prováveis candidatos a prefeito
Caso o TSE mantenha o mesmo calendário eleitoral para este ano, o dia 20 de julho será marcado pelo início das convenções partidárias, sendo que até 15 de agosto, os partidos deverão apresentar à Justiça Eleitoral nomes dos pré-candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, coligados ou chapa única.

Até o momento, o quadro político de Capão do Leão se apresenta da seguinte forma: o atual prefeito Mauro Nolasco, do Partido dos Trabalhadores (PT), vem coligado com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), e tem como pré-candidato, o ex-vereador e radialista, André Melo.

O ex-prefeito Vilmar Motta Schmitt concorre a prefeito pelo PP, coligado com o PSD, que apresenta para vice-prefeito, o ex-vereador, Jeferson Antuarte. O atual vereador pelo PTB, Emerson Britto, têm como pré-candidata, em chapa única, a tenente Rejane Vieira.
O MDB ainda está indefinido. O partido estuda a possibilidade de apoiar um dos candidatos a prefeito ou buscar um nome de consenso dentro do partido.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome