Os 19.873 eleitores de Capão do Leão irão às urnas no dia 15 de novembro para escolher prefeito e vereadores para os próximos quatros anos. A Emenda Constitucional 107 promulgada pelo Congresso Nacional também definiu datas para as etapas do processo eleitoral de 2020.
A partir de 11 de agosto emissoras de rádio e televisão ficarão proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro. De 31 de agosto a 16 de setembro, os partidos deverão realizar convenções partidárias e definir as coligações. O prazo para registro das candidaturas é 26 de setembro. Após essa data, começará a propaganda eleitoral, inclusive pela internet.
Até o dia 27 de outubro os partidos políticos deverão divulgar relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro recebidos bem como os gastos realizados. O primeiro turno das eleições ocorrerá em 15 de novembro e o segundo turno em 29 de novembro para cidades com mais de 200 mil eleitores. Acontecerá a diplomação dos candidatos eleitos em 18 de dezembro.
Como a expansão do prazo para definição dos nomes a prefeito e vereadores, partidos políticos leonenses aguardam a saída do município da bandeira vermelha para realização de pré-convenções partidárias.
De acordo com o quociente eleitoral, são 17 candidatos a vereadores, sendo 12 vagas masculinas e cinco vagas femininas. Partidos como PT, PP e PTB realizarão, nos próximos dias, convenções partidárias para definir nomes que concorrem as 11 cadeiras do parlamento municipal.
Já na chapa majoritária, os nomes dos pré-candidatos a prefeito e vice devem confirmar o que foi definido em reunião anterior. Atual prefeito e candidato a reeleição, Mauro Nolasco (PT) tem como vice-prefeito, André Melo (PDT). O PP tem como pré-candidato à Prefeitura Vilmar Motta Schmitt e vice Jeferson Antuarte (PSD). O PTB tem como pré-candidato a prefeito Emerson Britto e a vice-prefeito a tenente Rejane Vieira, pelo mesmo partido.
Capão do Leão se aproximando do pleito. Hora da população avaliar os prós e contras de cada candidato! Que sejam conscientes e não acreditem em falsas promessas! Novas escolhas são necessárias!!
Avante povo Leonense!
Meu candidato a prefeito está decidido à muito tempo!Um homem do povo,simples,humilde e sabe governar,a saber Vilmar SCHIMMIT,que vem com o Jefferson Antuarte,que também irá somar muito pelo seu caráter e coêrencia!Experiência aliada à renovação !É o que o Capão precisa para se reerguer!Vou de 11,pois SCHIMMIT foi o único que fez algo pelo Capão do Leão!
Em época de pandemia é hora de analisar cada passo a ser dado, por isso como morador do municipio e acompanhando politica ha muitos anos acho que esta na hora da população analisar pois tivemos varias administrações e até aqui não tivemos resultados acho que esta na hora de colocar pessoas que tenham condições de montar projetos e garantir recursos sejam eles estadual ou federal pois é uma vergonha ate hoje as administrações que passaram terem deixado escapar recursos da educação ou mesmo fazer outros que fizeram o nome fazendo boca de bueiro nossa região precisa de exemplos como aconteceu com Pelota apartir da administração de Eduardo Leite onde varios projetos foram montados e os recursos vieram então esta na hora dos municípios da região olhar para quem pode fazer. Acorda minha gente
Mauro e André tem muita disposição , para comandar Capao do Leão estão no rumo certo ,agora é só colher os frutos