Judocas leonenses conquistam medalhas

Professor e 1º dan, Mateus Silveira Matozo, ao lado de atletas infantil e juvenil (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

O judô no Brasil é considerado um esporte individual com bom prestígio e popularidade. Foi a partir de 1938, com a chegada de um grupo de japoneses, que o esporte criou força. Em 1939, foi criada a Confederação Brasileira de Judô, reconhecimento que proporcionou ao país sediar dois campeonatos mundiais em 2007 e 2013.

De lá para cá, foram muitos atletas que subiram ao pódio e exaltaram a bandeira verde amarela. Hoje, com muita força e com um nível técnico bem elevado, o esporte chega a Capão do Leão, através do professor de Educação Física, Mateus Silveira Matozo, 1º dan , faixa preta, que dá aulas, no segundo andar do prédio da academia Master Fitnes, na avenida Três de Maio, 2937, no bairro Jardim América.

“Estamos fazendo uma parceria com a Prefeitura de Capão do Leão para ampliarmos o judô no município. Hoje, temos aproximadamente 15 alunos matriculados, divididos em três turmas por idade. Queremos ampliar o número de judocas. O esporte faz bem, nos prepara para a vida, porque ele é competitivo, assim com é o judô”, disse Matozo que é bicampeão regional e vice-campeão no estadual, em 2015.

Segundo Rober Santana Junior, pai da judoca Antonela Vieira Santana, de 9 anos, o judô por ser um esporte de muita disciplina e doutrina, ajuda a filha no aprendizado e na concentração, bem como a respeitar os mais velhos e os mais graduados.

Horários do treino

As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, para alunos na faixa de idade entre três e cinco anos. Para a turma dos seis anos aos 14 anos, o horário é das 19h30 às 20h30. Já para a turma dos 15 anos ao adulto, das 20h30 às 21h30.

A equipe possui uma página no Facebook (@judotekioncapaodoleao) e o telefone de contato é (53) 99180-8803.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome