O secretário de Finanças de Capão do Leão, Erivelton da Rosa, anunciou nesta semana que o índice da folha de pagamento baixou para 50,27%. Isto foi possível através das ações administrativas da gestão do prefeito Vilmar Motta Schmitt e vice Jeferson Antuarte, que encontrou meios de aumentar a arrecadação fazendo com que o índice de despesa com pessoal baixasse.
Comparando os dois quadrimestres de 2020 e 2021, o secretário de Finanças disse que no final do primeiro quadrimestre de 2020 o índice da folha de pagamento estava em 54,73%, acima do limite máximo que é de 54%. Neste ano, por conta do aumento na arrecadação municipal o índice baixou para 50,27%. “Por consequência desta pandemia, havíamos previsto de chegarmos ao final deste ano com queda na tributação municipal de R$ 800 mil a R$ 1 milhão, mas felizmente nossa economia está se mantendo instável nesses primeiros meses do ano com tendência de aumentar no segundo semestre. Por isso estamos otimistas que nossas previsões de perca de receita não se consolide”, explicou o secretário.
E ressaltou: “Nós estamos dentro do que determina a lei federal e a partir daí muitas portas se abrem ao município na busca por financiamentos ou créditos bancários, onde podemos investir em melhorias de infraestrutura em nossa cidade”, disse da Rosa.
Além dessas medidas, as secretarias de Administração e Finanças, com apoio da gestão municipal, já trabalham para atualizar código tributário municipal e o plano de cargos e salários dos servidores municipais que passará por reforma administrativa.