Renovados, carregados de história e simbolismo: assim estão os monumentos símbolos de Capão do Leão, que foram restaurados e entregues novamente à comunidade pelo prefeito Mauro Nolasco (PT) e a vice-prefeita e secretária de Educação, Gilciane Baldassari (PT).
A iniciativa da administração municipal em providenciar a restauração das obras teve como objetivo preservar e manter o patrimônio histórico e a cultura local. Após trabalho de restauro da artista plástica e escultora Luciane Corrêa, que contou com o apoio do esposo, a comunidade pode conferir de perto os monumentos que representam tradições do município e são símbolos da memória leonense.
Foram três os monumentos que contaram com trabalho de restauro: ao tradicionalista, ao graniteiro e o leão. O primeiro monumento, em forma de mapa do estado, levou cerca de quatro meses para ficar pronto. A peça valoriza a cultura e a tradição gaúcha, com destaque ao território leonense e os elementos que fazem referência ao município.
A segunda, do graniteiro, simboliza a cultura e a economia local, situada no calçadão da avenida Narciso Silva, em frente à praça João Gomes. Já o leão, com mais de 10 anos instalado no pedestal na entrada e via principal de acesso ao Centro, também foi restaurado pela artista plástica com um acabamento diferenciado, pintura semelhante ao bronze.