Capão do Leão: Sarau Literário Granito reunirá dois artistas consagrados da música gaúcha

Autora da obra é a escritora Janice Barth. (Foto: Divulgação)

O Sarau Literário intitulado “No Berço do Romance Granito” acontecerá no dia 20 de abril, a partir das 17 horas, na Floricultura e Café Ponto de Luz, localizada na avenida Narciso Silva, nº 1344, no centro da cidade. O evento é gratuito e faz parte da parceria entre a escritora Janice Barth e a proprietária da Floricultura e Café Ponto de Luz, Adriza Victoria Costa, com a participação especial de Xirú Antunes e Everson Maré.

Granito é a primeira obra escrita por Janice e toda narrativa aconteceu nas localidades de Capão do Leão, Pelotas, Bagé e Rio Grande. A obra narra a saga da protagonista Laura MacNeil, começando por sua chegada em Capão do Leão, cenário principal da história. Vinda de Toronto (Canadá) para pesquisar documentos de sua família, Laura acaba por descobrir que é possuidora de poderes mediúnicos, um dom que lhe permite rever a história de seus antepassados numa tela líquida dentro de uma cavidade, esculpida numa rocha de granito por milênio de erosão. A trama está repleta de drama, aventura, lenda e emoções, com as visões da protagonista, resgatando a travessia do Atlântico por seus antepassados, num navio movido a vapor no final do século 19.

Xirú Antunes – Nasceu em Pedro Osório e teve vivência rural em Piratini. É compositor e payador (figura que faz versos de improviso). Reúne na obra literária “Olhos Pampa” 90 poemas em seis capítulos distribuídos em 175 páginas. Sua vertente folclórica reúne Brasil, Argentina e Uruguai, três pátrias irmanadas por traços culturais. É homem campeiro e trabalhador da terra, apaixonado pelos estilos musicais gaúchos como; milongas, chamamés, polcas, vaneiras, vidalas, chacareras e zambas.

No início da década de oitenta, Xirú passou a conviver com Joca Martins, Fabiano Bacchieri, Luiz Marenco. Estimulado pela arte de Atahualpa Yupanqui, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, José Hernandez, Cenair Maicá, encontrou nos festivais um espaço para apresentar seus versos, uma trajetória com inúmeras premiações.

Xirú Antunes é compositor e payador, além de homem do campo e
trabalhador da terra. (Foto: Divulgação)

Everson Maré – É morador de Capão do Leão e seu talento musical ultrapassou fronteiras. Gravou e atuou com conceituados artistas da música latino-americana. Integrou o conjunto musical “Os Serranos”, ganhando um disco de ouro pela vendagem de mais de 100 mil cópias. Foi eleito o músico mais premiado em festivais no ano de 2011 e também recebeu diploma de honra ao mérito, em Santa Catarina, pela relevante contribuição junto à cultura gaúcha. Em 2012, lançou o CD chamado “Sinceridade”.

Em 2023, recebeu prêmio de melhor arranjo e melhor tema sobre a “Pedra”, ao lado de Robledo Martins, em participação no 9º Levante da Canção Gaúcha do município.

Everson Maré é músico e integrou o conjunto “Os Serranos”, ganhando um disco de ouro pela vendagem de mais de 100 mil cópias. (Foto: Divulgação)

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome