No sábado (17) e no domingo (18), o Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Sul representou o município nas atividades culturais gaúchas do sétimo rodeio da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) nas modalidades individuais de declamação mirim, declamação veterano e instrumentista.
Foram conquistados o primeiro lugar na Declamação Feminina, com Gabriela Tessmann de Souza; o segundo lugar na Declamação Veterano, Carlos Eugênio Costa da Silva, que também recebeu o prêmio de segundo lugar como instrumentista (gaita de boca); e o terceiro lugar na declamação adulta, que ficou com Guilherme Pons Ferreira, da União Gaúcha e membro da “Tropilha Poética” do CTG Tropeiros do Sul.
Com trabalho semanal de declamação e composição de poesias, a Tropilha Poética do CTG Tropeiros do Sul vem alcançando destaque por ser uma das únicas do estado a dedicar-se exclusivamente à arte das letras, tendo conquistado premiações em diversos rodeios e já projetando o lançamento de opúsculo em setembro. “A presença dos pais foi de grande importância para que a Tropilha “firme passo” no caminho que seus filhos escolheram”, disse o poeta e professor Carlos Eugênio Costa da Silva, que também destacou a participação poética de Eduarda Masseron, Manuella Ávila Leite e Gabrielle Duarte.
No dia 8 de julho, haverá jantar baile com estreia de pilcha e temática do grupo de danças mirim levando mais um fragmento da história de Capão do Leão, conhecida mundialmente. Outras informações com Marcelo Leite e Núbia Leite, respectivamente, patrão e patroa do CTG Tropeiros do Sul, através do telefone (53) 98403-0637.