Estão abertas as inscrições aos compositores e cantores da música gaúcha que queiram participar do 2º Rodeio da Canção Nativa de Capão do Leão. O prazo se encerra no dia 14 de março e a inscrição deve ser feita pelo e-mail – [email protected]. O festival que teve sua primeira edição em 1988 volta com nova roupagem e acontece nos dias 17 e 18 de março na sede do Centro de Tradições Gaúcha Tropeiros do Sul, localizada na rua professor Agostinho nº 455 – centro. O vencedor da primeira edição foi o cantor, compositor e arranjador Robledo Martins, com a canção Gaudério.
De acordo com o poeta e tradicionalista Carlos Eugênio Vacaria, a patronagem do CTG Tropeiros do Sul tem como propósito resgatar os eventos que adormeceram no tempo, dentre eles: o 2º Rodeio da Canção Nativa de Capão do Leão que está adormecido há 35 anos. Também querem reerguer o Baile de Debutantes, o Segundo Chasque Tropeiro da Arte Gaúcha (rodeio artístico estadual que será realizado em abril), além das cavalgadas e domingueiras campeiras.
Conforme regulamento, a criação das músicas concorrentes serão entregues no dia 17 de março e deverão estar prontas uma hora antes da apresentação, que ocorrerá no dia 18, às 20h. A música vencedora estará automaticamente classificada para final do 9º Levante da Canção Gaúcha de Capão do Leão, que ocorrerá no dia 6 de maio. A taxa de participação será de R$150,00.
As músicas classificadas receberão os troféus: 1º lugar, melhor intérprete, melhor instrumentista, melhor arranjo, melhor melodia, melhor letra. No sábado (18), o local será aberto ao público. O ingresso custará R$10,00 ou um quilo de alimento não perecível. O Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Sul dispõe de área coberta limitada para montagem de barracas e área externa para acampamento e trailers. Outras informações serão obtidas através do telefone e WhatsApp (53) 98403-0637, com o patrão Marcelo Leite.