
Com uma programação recheada de oficina poética, sarau literário e homenagens, se encerra nesta sexta-feira (5) a “Sétima Semana do Poeta Leonense”. O evento abrange os dois poderes, tanto Executivo quanto Legislativo, cada um em suas peculiaridades em cumprimento a Lei 1917/2018, que institui o “Dia do Poeta Leonense” e cria a “Comenda ao Mérito Poético Florisbelo Garcia Barcellos”.
O JTR conversou com o poeta e escritor Carlos Eugênio Costa da Silva (Vacaria), que coleciona em sua casa inúmeros troféus e medalhas de vários concursos literários e festivais que participou no Estado. Em 2010, recebeu o título de cidadão pelotense. Em 2019, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Capão do Leão com o título de cidadão leonense.
A primeira obra publicada de Vacaria foi em 1995: “Filho de Um Combatente”, pela editora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em 1996, publicou “Só Por Falar Em Saudade”. Em 2009, “Simplicidade”. Em 2010, lançou um resumo versejado de escolas literárias para estudantes. Em 2013, em parceria com a professora Angela Treptow Sapper, lançou o almanaque em homenagem a Francisco Lobo da Costa. Em 2016, publicou o livro “Poeticamente – Reflexos da Criação Poética como Oficina Terapêutica em um Centro de Atenção Psicossocial”.
O escritor é casado com a leonense Márcia Leitzke Pacheco Costa, criada na Capela da Buena e funcionária municipal. O casal vive no município há cerca de quatro anos. Vacaria foi o principal mentor da Lei 1917/2018, que instituiu o dia 5 de julho como dia do Poeta Leonense e criou a Comenda ao Mérito Poético Florisbelo Garcia Barcellos.
Neste ano, 67 alunos participaram da 7ª Semana do Poeta Leonense. Cada escola escolheu os 10 melhores trabalhos, que receberam certificado no Sarau Poético. O evento foi realizado no CTG Herança Campeira, no bairro Jardim América.
Já em relação à Comenda Florisbelo Garcia Barcellos, que é prerrogativa do Poder Legislativo, as indicações, por bancadas foram as seguintes: a bancada do PDT indicou o músico e cantor Lucas Plamer Larrossa; a bancada do PSDB indicou o também músico e cantor Silvio Oliveira Pereira; a bancada do PSD indicou a jovem cantora e compositora Maritza Duarte dos Santos; a bancada do MDB indicou o músico e compositor José Ailton Pisque Leal, conhecido como “Zé dos Teclados”; e a bancada do PT indicou o professor Éder Gilson Eslabão Martins, criador do projeto literário “Gibilendo”, implantado na Escola Municipal Prefeito Elberto Madruga. A Câmara Municipal fará sessão solene na próxima semana para a entrega das Comendas aos indicados.