Capão do Leão: 7ª Semana do Poeta Leonense busca novos talentos na literatura local

O poeta e escritor Carlos Eugênio Costa da Silva (Vacaria) em meio à coleção de troféus de concursos literários que participou no Rio Grande do Sul. (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

Com uma programação re­cheada de oficina poética, sarau literário e homenagens, se encer­ra nesta sexta-feira (5) a “Sétima Semana do Poeta Leonense”. O evento abrange os dois pode­res, tanto Executivo quanto Le­gislativo, cada um em suas pe­culiaridades em cumprimento a Lei 1917/2018, que institui o “Dia do Poeta Leonense” e cria a “Co­menda ao Mérito Poético Floris­belo Garcia Barcellos”.

O JTR conversou com o poeta e escritor Carlos Eugênio Costa da Silva (Vacaria), que coleciona em sua casa inúmeros troféus e medalhas de vários concursos li­terários e festivais que participou no Estado. Em 2010, recebeu o título de cidadão pelotense. Em 2019, foi homenageado pela Câ­mara de Vereadores de Capão do Leão com o título de cida­dão leonense.

A primeira obra publicada de Vacaria foi em 1995: “Filho de Um Combatente”, pela editora da Universidade Federal de Pelo­tas (UFPel). Em 1996, publicou “Só Por Falar Em Saudade”. Em 2009, “Simplicidade”. Em 2010, lançou um resumo versejado de esco­las literárias para estudantes. Em 2013, em parceria com a profes­sora Angela Treptow Sapper, lan­çou o almanaque em homena­gem a Francisco Lobo da Costa. Em 2016, publicou o livro “Poeti­camente – Reflexos da Criação Poética como Oficina Terapêu­tica em um Centro de Atenção Psicossocial”.

O escritor é casado com a le­onense Márcia Leitzke Pacheco Costa, criada na Capela da Bue­na e funcionária municipal. O ca­sal vive no município há cerca de quatro anos. Vacaria foi o princi­pal mentor da Lei 1917/2018, que instituiu o dia 5 de julho como dia do Poeta Leonense e criou a Comenda ao Mérito Poético Flo­risbelo Garcia Barcellos.

Neste ano, 67 alunos partici­param da 7ª Semana do Poeta Leonense. Cada escola escolheu os 10 melhores trabalhos, que re­ceberam certificado no Sarau Po­ético. O evento foi realizado no CTG Herança Campeira, no bairro Jardim América.

Já em relação à Comenda Florisbelo Garcia Barcellos, que é prerrogativa do Poder Legis­lativo, as indicações, por banca­das foram as seguintes: a ban­cada do PDT indicou o músico e cantor Lucas Plamer Larrossa; a bancada do PSDB indicou o tam­bém músico e cantor Silvio Oli­veira Pereira; a bancada do PSD indicou a jovem cantora e com­positora Maritza Duarte dos San­tos; a bancada do MDB indicou o músico e compositor José Ailton Pisque Leal, conhecido como “Zé dos Teclados”; e a bancada do PT indicou o professor Éder Gilson Eslabão Martins, criador do pro­jeto literário “Gibilendo”, implan­tado na Escola Municipal Prefeito Elberto Madruga. A Câmara Mu­nicipal fará sessão solene na pró­xima semana para a entrega das Comendas aos indicados.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome