
Na sexta-feira (14) e no sábado (15), às 21h, acontece nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Sul a apresentação das canções que concorrem ao 4º Rodeio da Canção Nativa de Capão do Leão. O evento é realizado pelo CTG Tropeiros do Sul e conta com apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo e da Comissão Municipal de Eventos.
Com mais de 40 inscritos, compositores e instrumentistas começaram a definir duplas e grupos que defendem canções inéditas compostas durante o evento baseadas em um determinado tema que será apresentado pela organização. Autores de letras e melodias poderão apresentar no máximo duas composições.
Segundo o regulamento, a composição vencedora receberá o troféu de 1ª lugar e será classificada para a final do 11º Levante da Canção Gaúcha de Capão do Leão, com direito a ajuda de custos correspondente à Fase Geral do festival. Haverá duas obras suplentes. Também serão entregues troféus para Melhor Intérprete, Melhor Instrumentista, Melhor Arranjo, Melhor Melodia e Melhor Letra.
O júri desta edição é composto por três personalidades reconhecidas pelo talento musical na categoria nativista: Fabiano Bacchieri, Priscila Olave e José Carlos Batista de Deus. O ponto alto da festa acontecerá no sábado, com a apresentação das canções e premiação. A entrada para quem quiser assistir é 1 kg de alimento não perecível.
Histórico
A primeira edição do Rodeio da Canção Nativa de Capão do Leão aconteceu em março de 1988, com a participação de artistas locais e do Estado. A 2ª edição aconteceu em 2023, em formato de Festival Temático, também realizado no mês de março. Na ocasião, a campeã foi classificada para a final do 9º Levante da Canção Gaúcha. A 3° edição aconteceu em 2024.